O que fazer em Botucatu 
a Terra da Aventura

 

A cidade está entrando de cabeça no cenário do turismo de aventura nacional, e muita gente ainda não conhece região e o que tem para se se fazer em Botucatu.

Listamos 9 bons motivos para você explorar o turismo da região da cuesta, Botucatu, conhecida hoje em dia como a Terra da Aventura.

Na verdade essa é uma lista apenas uma idea do que tem para ser fazer, pois para visitar tem muito mais. São diversas trilhas para moto, bike e jipe, mirantes, mais de 60 cachoeiras etc… O turismo local está crescendo muito e Botucatu está acompanhando essa evolução.

Para mais informações do Turismo na cidade, segue link abaixo:

→ Botucatu Turismo

A região de Botucatu é perfeita para o apelido de Terra da Aventura. Junto com outras cidades que formam o Polo Cuesta, o que não falta são atrativos para os aventureiros de esporte radica. Um belo parque de diversão para os amantes da natureza.

Confira abaixo 9 maneiras de curtir a região da Cuesta. Veja o que tem para fazer em Botucatu.

 

1- Trekking na cuesta

O Pró-Cuesta é um trekking profissional realizado todo ano nos sobe e desce da cuesta, mas para quem quer apenas uma caminhada, trilhas de 5 à 6 horas são opções e proporcionam belas paisagens.

trekking-na-cuesta-de-botucatu
Trekking na cuesta – crédito: Gui Pilan

2- Mountain bike 

Com diversas trilhas de mountain bike na região para a prática do esporte, Botucatu vai além do turismo convencional e sedia todo ano o warm-up do Brasil Ride, são 3 dias de muito desafío. O Brasil Ride a maior competição de Mountain Bike do Brasil disputada na Chapada Diamantina.

mountain-bike-cuesta-botucatu
Mountain Bike – crédito: Gui Pilan

3- Cachoeiras

São mais de 60 cachoeiras na região que vão de pequenas quedas d’água até saltos de 80 metros de altura. Muitas delas estão em propriedades particulares e o acesso é proibido, outras se pagar a entrada, o acesso é liberado e claro, algumas liberadas ao público. As mais frequentas por banhistas são: Véu de Noiva, Indiana, Pavuna, Canela, Marta e Paula Souza (as duas últimas fechadas no momento)

cachoeira-cachu-botucatu-cuesta
Cachoeira no rio Pardo – crédito: Gui Pilan

4- Caiaque

O Rio Bonitobairro localizado 30km do centro da cidade, é banhado pelo represado do rio Tietê. Considerado ainda própria para banho, é palco para os amantes dos esportes aquático, entre eles o caiaque.

caiaque-rio-bonito-botucatu
Rio Bonito – crédito: Walter Contessotti Junior

5- Trilhas off-road 4×4 

Assim como para bikes, diversas outras trilhas cortam a cuesta onde motos e todo tipo de 4X4 (jipes, caminhonetes, quadriciclo) passam o fim de semana se pintando de barro.

4x4-trilhas-cuesta-botucatu
Trilhas 4×4 na cuesta – crédito: Walter Contessotti Junior

6- Paraglider 

Para quem não se contenta com a gigantesca paisagem do alto dos mirantes, a Base da Nuvem é o ponto de encontro para quem gosta de sair do chão e conquistar o céu em paraglider.

rampa-de-voo-livre-bas-das-nuvens-botucatu
Rampa de voo Base das Nuvens – crédito: Paulo Chiba

7- Rapel 

A prática do esporte pode ser feito na sua versão seca, feitas em pontes ou na sua versão mais praticada que é a molhada, feita nas inúmeras cachoeiras que a cidade hospeda. Mas para quem gosta de diversificar, o rapel nas noites de lua cheia é um atrativo e tanto.

rapel-botucatu-cuesta
Rapel – crédito: Walter Contessotti Junior

8- Balonismo 

Esse tipo de passeio não é todo dia que se encontra na cidade, geralmente durante algum eventos relacionados ao turismo, uma agência de fora da cidade oferece o tour, que pode ser reservado também pela agência Ecocuesta assim com qualquer outro passeio que Botucatu oferece.

passeio-de-balao-na-cuesta-botucatu
Balão na cuesta – crédito: Chico do Balão

9- Picos e Mirantes

Assim como o relevo favorece a cidade em números de cachoeiras e trilhas, o que não falta são pontos altos para observar a imensa paisagem que entre morros e matas até mesmo um Gigante Adormecido aparece para dar magia à esse lugar encantador que é a Cuesta de Botucatu.

pmirante-botucatu-cuesta
Morro do Peru – crédito: Gui Pilan

 

Esperamos que possam aproveitar muito das dicas e principalmente da encantadora Terra da ventura.

Compartilhar

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!