Mochila para viagem

 

O pré-mochilão é uma etapa muito importante, e escolher a mochila para viagem perfeita faz toda a diferença. Escolher uma mochila adequada ao seu corpo e com tamanho suficiente para suprir suas necessidades parece tarefa simples, mas não é.

Qual marca? Nacional ou importado? Mochilão de quantos litros? Passamos por isso e agora compartilharemos algumas dicas pra facilitar sua aventura!

Marcas

Escolher a marca do mochilão é determinante para o seu conforto e deslocamento ao longo da viagem. Escolher uma boa mochilaa de marca confiável é essencial.

Um equipamento que se adeque ao seu corpo pode lhe ajudar nas caminhadas, já que minimiza o peso nos ombros e o distribui pelo corpo, fazendo com que as coisas que carrega dentro da mochila pareçam mais leves, o que proporciona uma viagem mais confortável. Lembre-se, a mochila acaba virando parte do seu corpo.

Dica

Não se deixe levar por ofertas das do tipo ”mercado livre”, porque ás vezes podem acabar prejudicando suas costas e consecutivamente, sua trip.

As marcas nacionais que recomendamos são: Trilhas & Rumos e Decathlon (não é brasileira, mas é facilmente encontrada no Brasil). Ambas oferecem modelos muito bons, mas relativamente caros se comparados com outros equipamentos encontrados no exterior, o famoso custo-benefício (qualidade e durabilidade da mochila).

Se você tem fácil acesso a equipamentos importados, aconselhamos que dê preferência à eles. Existe uma infinidade de marcas gringas para ter em mãos, ou melhor, nas costas, que garantem um bom investimento.

TOP 3 melhores marcas de mochilão em nossa opinião:

1- Deuter, marca alemã, é uma das mais melhores marcas em resistência e conforto, meu mochilão.

2- Osprey, marca americana proporcional em qualidade, e se destaca por facilidades na mochila.

3- Arc’teryx, ótima marca canadense que não fica atrás em nada das outras duas e pode ter melhore preço.

mochila-para-mochilao-e-par-gatineau
Mochila para mochilão: Lucas CN

Tamanho

O erro mais comum dos iniciantes, é escolher uma mochila grande demais. Com nossa experiência em viagens, chegamos a conclusão que a duração da viagem não influencia no tamanho da mochila, porque depois de algumas semanas, as necessidades acabam sendo as mesmas.

Para calcular qual o tamanho ideal de mochila pra sua viagem, considere dois principais fatores:

  • O equipamento especial que você precisará levar (artigos p/ camping, esporte, etc.)

  • A variação climática dos lugares que você planeja visitar.

Dica

Você não precisa de tantas roupas. No mochilão, o plano é lavar roupas com frequência (até porque andar com roupas sujas na mochila não é lá muito agradável) e no fim, acabamos usando sempre as roupas preferidas e/ou as que estão mais acessíveis. 

A quantidade de litros deve ser planejada levando sempre em consideração que: para repartir bem o peso do mochião nas costas, ela deve estar lotada. Portanto, quanto maior seu equipamento, maior a carga em suas costas, muitas vezes sem necessidade. Pense bem e seja objetivo na hora de fazer a mala, dê prioridade ao que seja imprescindível para não carregar peso à toa.

Com nossa experiência em viagens, chegamos a conclusão que a duração da viagem não influencia no tamanho da mochila, porque depois de algumas semanas, as necessidades acabam sendo as mesmas.

Pra tornar mais concreto, segue minha experiência:

“O meu mochilão Deuter é de 50 litros com extensão para mais 10, o que me permite colocar o essencial – e caso precise, tenho mais dez litros que podem ser ocupados por souvenirs por exemplo. Para mim foi o tamanho perfeito para uma viagem de 5 meses pela América do Sul. Com ele, atravessei cinco países e enfrentei uma variação climática de 30 graus, passando por ventos fortes, chuva, neve, praias etc. Com essa mochila, o peso máximo que eu tive que carregar foi 18 kg – aceitável, mas já nos limites.”

Critério principal

Para nós, o que mais importa numa mochila é a capacidade de repartir o peso de maneira a aliviar os ombros e proteger às costas. Por isso, a qualidade do cinto é tão importante quanto a mochila.

Na hora de comprar o seu equipamento, é primordial que você prove várias mochilas, preferencialmente com peso, leve pacotes grandes de arroz e saia experimentando os modelos. Improvise, seja criativo e faça isso para garantir seu conforto na trip, porque mesmo uma mochila de qualidade pode não ter o encaixe ideal no seu corpo. Então pesquise, procure um especialista (não apenas o vendedor da loja) e peça ajuda para ajustar corretamente a mochila. Para um bom ajuste, você precisará mexer com vários cintos e sozinho e sem experiência, não vai rolar.

Características extras

Há algumas características que otimizam ainda mais sua viagem, detalhes que a princípio não fazem diferença, mas que são uma mão na roda na hora de viajar. Isso é algo que varia muito de mochila para mochila, e provavelmente você nunca encontrará todas as características extras num só modelo.

É uma mochila cargueira, mas ela tem que ser de faço manejo. Para fazer uma boa escolha, é preciso pesquisar bastante e procurar se informar sobre as opções que existem no mercado e priorizar o tipo de característica que mais se adequa as suas necessidades.

Para nós, o que mais contou foi:

  1. Oferecer 3 aberturas, na parte superior, no meio e na parte inferior, pois facilitam o acesso ao conteúdo e nos permite realmente visualizar toda da mochila.

  2. Compartimentos extras, de acessibilidade e de diferentes tamanhos, porque ajudam a guardar as coisas de maneira mais organizada.

  3. Capa de chuva, já que numa viagem, mais especificamente no mochilão, é preciso estar preparado para imprevistos também climáticos.

Por fim, tenha em mente que o melhor investimento que você poderá fazer para sua viagem é uma boa mochila. Escolha uma com que se sinta confortável, que proteja suas costas e que não te deixará na mão. E lembre-se: em um mochilão, você praticamente vai morar nela.

Agora que você já tem nossas dicas para comprar sua mochila ideal para seu mochilão, não tem mais desculpa para não viajar. Se ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de alguma outra marca que não citamos aqui, compartilhe conosco nos comentários.

como-escolher-sua-mochila-para-viagem-mochilao
Qual a marca de mochila escolher para mochilão – crédito: Lucas CN

Mochilão América do Sul 

 

Deixei seu comentário sobre sua mochila para mochilão 

Compartilhar

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!