punta arenas
clear sky
4.1 ° C
5 °
3 °
100%
3.6kmh
0%
Sun
8 °
Mon
13 °
Tue
15 °
Wed
12 °
Thu
12 °

Punta Arenas – Chile

A photo posted by Boralá (@boralablog) on

Punta Arenas
Extremo Sul da Patagônia Chilena



 

 

Após 12 longas horas de ônibus saindo do Ushuaia, finalmente chegamos a Punta Arenas, nossa primeira cidade chilena no mochilão pela América do Sul.

Foi uma viagem bastante cansativa. O que nos deixou mais cansados foi, na verdade, a estrada, com grande parte de terra somada a chuva que nos acompanhou em quase toda a viagem e deixou o ônibus completamente coberto de barro.

Com tanta chuva, os vidros do lado esquerdo ficaram pura lama, pois estávamos  no contra fluxo de quem vai para o Ushuaia, o que fez com que a lama espirrasse em tudo. Dos nossos assentos – localizados exatamente ao lado esquerdo – não conseguíamos ver nada, o que acabou deixando a viagem ainda mais longa.

punta-arenas-patagonia-chile-mochilao
Cidade de Punta Arenas – crédito: Claudia B.

punta-arenas-patagonia-chilena
Punta Arenas – crédito: Lucas CN

Como chegar

Cruzamos a fronteira do Chile cerca de 5 horas depois de deixar a loja da COMAPA (empresa de ônibus) no Ushuaia. O escritório de imigração argentino está localizado há uns 500 metros antes do chileno. A revista feita pelos chilenos na fronteira é muito severa, com direito a cães e malas abertas com tudo espalhado pelo chão sujo. Prepare-se!

Transporte

Ushuaia    →   Punta Arenas

– ônibus: COMAPA
– valor:
+ – R$ 72,00 / 650 pesos 
– tempo: 
13 hora

 

Dica

Aproveite para comprar suas empanadas no lado argentino, pois sai bem mais barato. Ah, e não gaste com frutas e frios, porque na fronteira do Chile alimentos assim são barrados

Foi muito legal cruzar o famoso Estreito, me remeteu as aulas de geográfica e literatura da escola quando criança.

O estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

 O primeiro a registrar a travessia pelo estreito foi o português Fernando de Magalhães em 1520, passagem que se eternizou na grande obra literária Os Lusíadas. Darwin também fez esse roteiro quando foi até galápagos.

Dica

Compre sua passagem do próximo destino assim que desembarcar em Punta Arenas. Assim como camas em hotéis, assentos dos ônibus são muito concorridos na altas temporadas

Quase todos os mochileiros que estavam no ônibus já haviam reservado seus assentos para Puerto Natales, próximo destino depois de Punta Arenas, o que nos deixou bem apreensivos.

Mas assim que chegamos na “rodoviária”, demos outro passo importante: compramos as passagens para sair da cidade no dia seguinte.

como-chegar-ushuaia-punta-arenas
Rota Ushuaia / Punta Arenas – crédito: Lucas CN

Onde Ficar

Dica

Reserve seu hostel com antecedência! Punta Arenas assim como o Ushuaia, é uma cidade pequena e muito concorrida durante a alta do verão

É muito importante reservar seu hostel com a maior antecedência possível. Nós reservamos na mesma tarde ainda na cidade argentina e embarcamos para Punta Arenas sem ter a resposta, deixamos rolar e fomos na sorte.

Esse pequeno detalhe por pouco não nos custou muito mais do que havíamos planejado gastar.

Quando chegamos, fomos diretamente nos informar sobre hospedagem com o dono do Hostal Patagonia House que fazia o pick-up de uma galera.

E ele nos disse que a cidade estava lotada e que não havia mais vagas disponíveis. Claro que podíamos encontrar, mas não em um hostel. No entanto, ele muito simpático se ofereceu para nos ajudar com esse problema.

Fomos com ele até o hostel, de lá fizemos diversas ligações, mas todas sem sucesso. Para solucionar o nosso problema, ele nos ofereceu uma cama de solteiro para ficarmos os dois num quarto com capacidade para 6 pessoas, pois um no-show havia ocorrido de última hora. Claro que antes ele falou com todos do quarto para verificarem se estava ok para para os hospedes.

Foi um alívio e tanto, porque já eram nove horas da noite, a essa hora nós nos contentaríamos com um sofá, uma cama de solteiro então, era lucro. Aceitamos! 

O hostel é simples, como muitas das casas na cidade, mas o clima lá dentro era de amizade total entre mochileiros, lugar muito acolhedor. Ótimo custo benefício.


Veja mais

 hospedagem em Punta Arenas

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

taxi-punta-arenas-sr.-juan-patagonia
Taxista sr. juan – crédtio: Lucas CN

O que fazer 

Em Punta Arenas, caminhamos pelo centro comercial, a Zona Franca, mas só trocamos uns dólares por pesos chilenos e partimos. Nosso propósito não era fazer compras, mas para quem gosta de comprar barato, lá tem muita coisa à venda com valores super acessíveis.

Dinheiro na mão, fomos conhecer a cidade. Pegamos um táxi para facilitar a visita e otimizar o curto tempo que tínhamos.

É incrível como em nosso caminho só aparecem pessoas boas. Entramos no carro do Sr. Juan, um taxista que trata os turistas como amigos, muito orgulhoso de sua cidade natal.

Com isso, você já pode imaginar que o que não nos faltou foi assunto. É claro que o taxímetro continuou rodando, mas ele não apenas nos mostrou a cidade, como contou muitas histórias do lugar. Foi um verdadeiro city tour em Punta Arenas.

Primeira parada, o cemitério. Sim, você não leu errado. Em Punta Arenas o cemitério é um atrativo turístico. Com árvores desenhadas, lindas esculturas davam uma sensação de calmaria ao lugar, realmente muito interessante e bonito. Deve ser uma boa descansar ali depois de uma vida longa, foi uma ótima surpresa da cidade.

Sr. Juan nos levou também para o ponto mais alto de Punta Arenas, com um mirante para uma vista panorâmica. Ele quase nos convenceu a ficar mais um dia na cidade para uma grande loucura, que de tanto insistir, nos balançou.

cemiterio-punta-arenas-chile
cemitério de Punta Arenas – crédito: Lucas CN

cemiterio-punta-arenas-patagonia-bonito
Cemitério de Punta Arenas – crédito: Claudia B.

cemiterio-punta-arenas-patagonia-chile
Cemitério de Punta Arenas – crédito: Lucas CN

Fomos nos informar para saber melhor dessa loucura, que era nada mais, nada menos que um voo para o continente Antártico. SIM, ANTÁRTICA!

Quase visitamos a Antártica. Mas pelos fortes ventos – quem já foi sabe a força com que eles invadem o continente e como são constantes – , não conseguiríamos levantar voo nos próximos 3 dias, e esperar três dias em Punta Arenas apenas para isso custaria bastante tempo e dinheiro.

Vale Saber

Se um dia estiver afim de se aventurar por gelos e terras antárticas, o preço do voo custa entre 2 e 3 mil dólares

A empresa que oferece o serviço é a Quark Expeditions. Por causa dos ventos, nem sempre é possível aterrissar no continente Antártico, às vezes não é possível nem ver o continente a tempo do avião voltar para o aeroporto de Punta Arenas. Vale arriscar? Depende de você, de seu espirito aventureiro e, claro, do financeiro.

Em Punta Arenas há diversos cassinos, onde é possível apostar e tentar a sorte. A maioria deles fica na área portuária, de onde saem os passeios para a Isla Magdalena e Isla Marta (Ilhas para observar pinguins e leões marinhos).

isla-madalena-punta-arenas-patagonia
Isla Madalena – crédito: Claudia B.

isla-madalena-punta-arenas
Isla Madalena – crédito: Claudia B.
punta-arenas-patagonia-chilena
Boralá Punta Arenas – crédito: Lucas CN
punta-arenas-chile
Punta Arenas – crédito: Claudia B.
Vale saber

Os passeios no Chile são extremamente caros, em especial na Patagônia. Planeje bem sua viagem ao Chile para conseguir ver tudo e não perder nada

 

Quando ir

A alta estação do turismo de Punta Arenas é durante o verão, é nesse época que a cidade é tomada de turistas do mundo todo. Gente de passagem do Ushuaia para Torres del Paine e Perito Moreno, mas aproveitam para observar pinguins e leões marinhos. Para quem quer visitar o continente anrtártico também e durante o verão as saídas de avião e barcos turísticos.

Mas o inverno tem o seu nicho de turistas também, os apaixonados por ski e snowboard podem aproveitar das montanhas nevadas ao redor da cidade.

Temperatura média
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
°C 11 10 9 6 4 2 1 3 4 7 8 10
°F 52 50 48 43 39 36 33 37 39 45 46 50

@holiday_weather

Balanço final da viagem: Muito bom! Foi divertido e muito especial para nós conhecer Punta Arenas. Deixamos a cidade para trás e seguimos rumo ao norte do continente sul americano.

Nossa próxima parada foi Puerto Natales, fomos atrás do magnífico Parque Nacional de Torres del Paine, boralá?


Leia mais

  Mochilão  Argentina / Chile

  El Chalten

  Ushuaia

 

 El Calafate

 Buenos Aires


Compartilhar

12 COMENTÁRIOS

  1. Confesso que este é um dos destinos que mais tenho vontade de fazer! A sensação de estar no extremo sul das Américas deve ser boa demais!

    Suas dicas são ótimas! Já favoritei tudo pra quando formos! =)

    Um abraço

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!