Acampando no Canadá
Parc Gatineau – Ottawa



 

Quando o verão chega no Canadá, depois de longos meses de frio, as pessoas, assim como os ursos, saem de suas tocas à procura de atividades externas para aproveitar a estação, e acamapar é uma particularidade do canadense. 

Parque parques estão por todos os lados no Canadá. São mais de 20 Parques Nacionais espalhados só na província do Quebec. Fora os parque estaduais e municipais e camping e parques privados. E muita área para acamapar no Canadá.

Alguns parques são feitos para as famílias passearem, outros para quem quer praticar uma corrida mais rústica e há também os parques que tem como carro-chefe os acampamentos incluindo acampamentos selvagens.

O parque escolhido para nosso acapamento foi o Parque Gatineau, Sua enorme extensão comporta todos os tipos de atividades e pessoas. Nele é possível realizar atividades como pegar uma ”praia” de lago, fazer um picnic com a família, sair para uma corrida mais leve, praticar hiking um pouco mais pesado e até acampar.

ottawa-parque-gatineau-acampar-canada
Parque Gatineau – crédito Lucas CN
acampando-parque-gatineau-la-peche
Lake La Peche – crédito: Lucas CN

No Parque Gatineau existem diferentes opções de camping, com maiores e menores facilidades, depende do que você deseja fazer. As possibilidades variam entre lugares mais afastados, e até cabanas no meio do parque para quem gosta de um pouco mais de comodidade.

A aventura que eu e mais dois amigos guerreiros escolhemos foi: Canoagem + AcampamentoE não escolhemos qualquer acampamento não. Para chegar até o local de nossa barraca, encaramos cerca de 45 minutos de canoa em um camping selvagem na terra dos ursos pretos. Isso mesmo, acampamos com os ursos!

Antes de contar nossa experiência no parque Gatineau, quero compartilhar a grande estrutura que o turista recebe desde o momento que abre o site em busca de informações, até a hora de começar o acampamento.

No próprio site, é possível reservar e pagar sua diária, recebendo logo em seguida um e-mail de confirmação e instruções gerais sobre o parque. Recomendamos que o turista lei-as cuidadosamente, pois lá mesmo eles alertam sobre a existência de ursos no local, além de trazer o mapa com algumas dicas fundamentais para os campistas de primeira viagem.

parque-gatienau-ottawa-canada-acamapando-no-canada
Parque Gatineau, Ottawa – crédito: Lucas CN

– Gatineau Park

O parque possui diversas entradas, a do nosso camping não era a principal, mas também de fácil acesso, devidamente sinalizada. O parque conta com o serviço de aluguel de canoas e barcos além de oferecer a lenha já cortada para os campistas, o que facilita bastante a jornada.

A entrada principal do parque está localizada há apenas 18 km do centro de Ottawa – a capital do Canadá – cerca de 20 minutos, o lago que nós buscávamos para remar era o Lago La Peche, situado ao norte do parque, mais 20 minutos até o centro de visitantes.

No centro de visitantes fizemos o check in às 13:30. Alugamos uma canoa por 50 dólares a diária (valores atualizados), pegamos mais algumas instruções, colete salva-vidas, remos e boralá…

A travessia de canoa foi de aproximadamente 40 minutos. Chegamos, já armamos nossa barraca e partimos para desbravar melhor o lago e a região fazendo um hiking pela região inexplorada, mas sempre com muita cautela, por se tratar de um lugar inóspito e selvagem.

Além de ursos, o parque conta com lobos e pumas e facilmente pessoas se perdem na região, o que não era nossa intenção.

Pra mim, uma novidade curiosa foi o fato de ter de pendurar as comidas a mais de 5 metros de altura, tudo por conta dos ursos. Havia um gancho para cada uma das quatro barracas do lugar onde estávamos.  

O que nos fascinou foi o show dos astros, além de um maravilhoso por do sol no horizonte do lago, também demos sorte de pegar uma imensa lua cheia. A noite passou, mas nenhum encontro inesperado rolou, felizmente.

Na manhã seguinte às 5:18 am, eu já estava de pé e o show continuava com um lindo nascer do sol, em uma outra face do lago. Logo após o café da manhã, desfizemos acampamento e encaramos mais 40 minutos de remada até o centro de visitantes, mas dessa vez contra o vento.

Eu diria que foi, no mínimo, puxado.

centro-de-visitantes-parque-gatineau
Centro de visitantes, Parque Gatineau – crédito: Lucas CN
parque-gatineau-park-acamapando-no-canada
Partida no Lago La Peche – crédito: guia do parque  
canoa-camping-lago-la-peche
Canoa, lago La Peche – crédito: Lucas CN
camping-site-gatineau-park
Chegada no camping site – crédito: Lucas CN
camping-gatineau-park-canada-quebec
Camping Gatineau Park – crédito: Lucas CN
acampando-no-canada-com-os-ursos-parque-gatineau
Acampamento, Parque Gatineau – crédito: Lucas CN
lac-la-peche-lake-park-gatineua-canada
Por do sol no Lago La Peche, Gatineau Park – crédito: Lucas CN

Quando ir

Não apenas acampamento, mas a vida outside no Canadá acontece do meio da primavera entre abril até outubro. A Melhor época para se acampar no Canadá é durante junho até agosto. Isso Falando da região mais populosa, perto do Estados Unidos, pois quanto mais ao norte, mais curto é o verão.

Leia mais


road-trip-usa-california-arizona-utha
Leia mais
mochila-para-mochilao
Leia mais
rota-cerveja-canada
Leia mais
roteiro-personalizado
Leia mais
cervejaria-brooklyn-brewery
Leia mais
chicago-em-um-dia
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc... Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!