Viagem para Albuquerque
Roteiro pelo Novo México, EUA



 

Albuquerque, cidade onde demos início a Desert Trip, nossa road trip pelo Velho Oeste dos Estados Unidos.

Mesmo localizada apenas 100km da capital do estado, Santa Fé, a cidade conta com um aeroporto onde desembarcamos para nossa aventura.

A cidade de Albuquerque, assim como o estado do Novo México, foi de grande supresa para nós, supriu e muito as expectativas. Diversas montanhas ao redor da cidade dão um toque especial no retrato desértico.

A região é terra dos ”peles vermelhas”, nativos norte americanos. Cultura ainda muito forte presente entre os estados do Novo México e Arizona, no meio do deserto americano.

Porém ao longo da história, outras culturas foram introduzidas e deixaram sua marca como a dos exploradores espanhóis atrás de ouro na região (1692 – 1846).

Essa mistura de culturas simplismente deixou a desértica cidade cheia de encanto e mais ainda pitoresca. Com sua arquitetura colonial, o centro histórico é parada obrigatória para quem estiver na cidade, mesmo que seja só de passagem.

centro-historico-albuquerque
Centro histórico- – crédito: Lucas CN
plaza-old-town-albuquerque
Plaza Old Town – crédito: Lucas CN

O que fazer

O centro histórico de Albuquerque é o lugar onde se encontra de tudo, desde excelentes cafés requintados a restaurantes, e claro, diversas lojas de artesanato indígina.

A cores das paredes amareladas / avermelhadas mantém a característica desértica, lembrando um pouco San Pedro de Atacama no Chile.

Além do centro histórico, a cidade conta com alguns e muito bons museus. Mas os que mais chamam a atenção são:

  • Múseo de História Natural e Ciência – múseo onde poderá viajar pelo tempo desde a criação do universo, eras glaciais e ainda ver réplicas de grandes dinossáuros encontrados no estado do Novo México
  • Múseo de Antropologia, universidade do Novo México – primeiro museu do estado, fundado em 1932, é uma herança cultural do povo local.
  • Múseo de Ciência Nuclear e História – Talvez muitos não saibam, mas a primeira bomba atômica chamada Trinity, foi testada no deserto do estado do Novo México, o que fez com que Albuquerque ganhasse um múseo dedicado a essa parte da história.

Outro ponto que faz de Albuquerque especial é a passagem da famosa Rota 66 que corta a cidade. Estrada que sai de Chicago até Santa Monica, na California.

Mundialmente conhecida pelo amantes de balonismo. Todos os anos, sempre na segunda semana de Outubro tem o Ballon Fiesta.

Segundo informações que nos foram passadas na cidade, são cerca de 600 balões nos céus da cidade e é preciso reservar hotéis com muita antecedência.

rota-66-albuquerque
Rota 66 / Artesanatos Local – crédito: Claudia B.
loja-de-artesanatos-albuquerque
Centro histórico – crédito: Claudia Bojanowski
loja-de-artesanatos-albuquerque
Loja de artesanatos – crédito: Claudia B.

Onde Comer

Na verdade único lugar que tinhamos em mente foi o Church Cafe, que fica logo atrás da igreja no centro histórico.

Esse estabelessimento do século 18, feito de adobe, serve pratos típicos e estava muito bem recomendado no recomendado no Lonely Planet.

Curiosidade

A pimenta é muito forte na gastronomia local. Para qualquer prato existem duas cores, o verde ou o vermelho, os dois tipos de pimenta mais consumidos no Novo México.

Não tinhamos muito tempo para gastar na cidade, pois estávamos a caminho das Areias Brancas (White Sands National Monument), então não tivemos experiência própria em nenhum restaurantes em Albuquerque, porém vimos diversos restaurantes que pareciam ser bons (centro histórico), pelo menos bonitos e bem arrumados eram.

Mas uma coisa é fato, não importa onde vá comer, a pimenta é caracteristica forte na culinária local, não podemos esquecer, Novo MÉXICO. Em qualquer lugar que for comer, irá escutar a pergunta vindo do garçon: ‘Red or Green”? 

Bon provecho!

church-cafe-albuquerque
Church Cafe – crédito: Lucas CN

Onde ficar

Passamos apenas uma noite em Albuquerque e escolhemos o hotel da rede Super 8 para nos hospedar. O hotel fica apenas 5 minutos do aeroporto e de fácil acesso ao centro da cidade.

O Super 8 é um hotel econômico, porem muito bom, fomos muito bem recebidos por todo o staff. Ótimo custo benefício!

Dica

O hotel oferece serviço de traslado Aeroporto/hotel das 8 ás 18 horas grátis. Depois desse horário peça um recibo para o taxi que eles reembolsam na hora do check out. 


Veja mais

 hospedagem em Albuquerque

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

albuquerque-novo-mexico
Albuquerque – crédito: Lucas CN
albuquerque-white-sands-areias-brancas
Rota Albuqueruqe / Areias Brancas – crédito: Claudia B.

No aeroporto mesmo alugamos nosso carro que já estava reservado com a empresa PayLess para nossa fantástica Road Trip pelo velho oeste. Ganhamos um upgrade da atendente e saimos com uma SUV a preço de sedan.

Quando ir

A melhor época do ano para visitar Albuquerque e o Novo México é de setembro até novembro, quando a temperatura é mais amena, mas mesmo assim, quente durante o dia e um pouco mais fresco durante a noite.

É outuno no EUA nessa época, e é quando ocorrem também a maioria dos festivais, inclusive o de balões.

Destino agora, Deserto de Areias Brancas – White Sands National Monument

 


Leia mais


road-trip-usa-california-arizona-utha
Leia mais
camping-acamapmento-canada
Leia mais
rota-cerveja-canada
Leia mais
roteiro-personalizado
Leia mais
cervejaria-brooklyn-brewery
Leia mais
chicago-em-um-dia
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here