Batalha do Jenipapo, Piauí
A verdadeira história da independência do Brasil
Descobri a batalha do Jenipapo muito por acaso, durante uma viagem que fiz ao Piauí, mais especificamente no caminho de Teresina para o Delta do Parnaíba.
No trajeto cruzei um grande arco que passava por cima da estrada com alguns dizeres, mas que na hora não me chamaram muita atenção.
Foi na volta à capital que a curiosidade falou mais alto e parei o carro para ver do que aquele arco se tratava e, no fim das contas, o que parecia um simples adorno de estrada, representava, na verdade, um marco e tanto.
Os dizeres do marco relatavam a “Batalha do Jenipapo – Berço da Independência”, o que foi o suficiente para me chamar a atenção, já que sou apaixonado por história e não me lembrava de ter visto algo sobre essa batalha na escola, por isso resolvi compartilhar com vocês essa experiência.

A História da Batalha do Jenipapo
A batalha do Jenipapo foi uma das maiores e mais sangrentas batalhas da história do Brasil durante o processo de independência do país.
Ocorrida em Campo Maior, Piauí, em 13 de março 1823 (data estampada na bandeira do estado), ela foi além do pacífico grito de independência ás margens do Ipiranga, e tem um peso enorme o mapa geografico do Brasil que conhecemos hoje.
Travada por cearenses, piauienses e maranhenses, o Jenipapo foi uma guerra entre pessoas do campo. Eram vaqueiros portando armas simples contra o quase imbativel exército português, que mesmo com a independência do Brasil, ainda detinha parte do norte e nordeste brasileiro: Pará, Maranhão, Piauí e parte do Ceará.
O mapa que conhecemos hoje era dividido ao meio, e foram esses guerreiros que consolidaram todo território nacional. Lutaram mais de três mil soldados de ambos os lados, com cerca de 400 mortos em apenas um dia de batalha.
No final das contas, o Brasil perdeu a batalha, mas não antes de enfraquecer o exército português, desviando-os da rota e fazendo-os cair numa outra emboscada, já no estado do Maranhão, onde os inimigos lusitanos foram derrotados por completos.
O que me impressionou muito, além do cunho histórico que essa batalha representa, é que isso não é (pelo menos não quando estudei) citado nos livros escolares.

A versão da batalha do Jenipapo, segundo os moradores do local, é que os brasileiros invadiram o campo de concentração dos português durante à noite que precedeu a batalha e roubaram algumas armas, inclusive canhões, enfraquecendo assim o inimigo português e se armando para o sangrento confronto do dia seguinte.
A 92km de Teresina, na estrada que liga a capital ao litoral, existe um Memorial e também o cemitério da batalha – mapa – . Campo Maior é um lugarejo isolado do mundo e da nossa história.
Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a história do Jenipapo, assista abaixo um vídeo produzido pela TV Brasil falando mais sobre o confronto:
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.