Catedral de Mármore,
Puerto Rio Tranquilo – Chile
ACatedral de Mármore ou Capilla de Mármol, fica localizada na cidade de Puerto Rio Tranquilo, na margem da Carretera Austral e o lago General Carrera no Chile.
A Carretera Austral na Patagônia Chilena, é sem dúvida umas das estradas mais lindas do mundo. As paisagens são de tirar o fôlego! Lagos azuis, montanhas com picos nevados, cânions e muito mais como as Capillas de Mármol (Catedral de Mármore).
As ”Capelas e Catedrais” são verdadeiras maravilhas escondidas na América do Sul. São cavernas de mármore branco esculpidas pela água ao longo de milhares de anos.


Como chegar
Chegar até a Catedral de Mármore não foi uma tarefa muito fácil para nós que viemos do sul – Chile Chico -, na verdade foi uma tarefa longa e de paciência, isso porque entre as duas cidades temos a vila de Puerto Guadal.
Dica
A cultura de carona é muito comum na Patagônia, onde as distâncias são longas.
Depender de ônibus para se deslocar entre as cidades ao longo da carretera Austral, você será ”obrigado” a passar a noite em uma cidade fora do seu roteiro. Isso porque os horários de chegada e saída de ônibus nunca batem.
No nosso caso, o ônibus de Chile Chico até Puerto Guadal saíria depois do almoço e só chegaria depois que o único ônibus já tivesse partido para Puerto Rio Tranquilo. O que fizemos? ”Haciamos dedo” (pedimos carona).


Para ajudar no feito, escrevemos em um pedaço de papelão que éramos brasileiros (acredite, ajuda e muito!) e que ajudaríamos com o combu$tível, fomos para a praça da cidade e ali ficamos.
Não foi rápido, mas também não demorou muito até jogarmos nossos mochilões na caçamba de uma caminhonete. Demos 10 mil pesos (3 pessoas) e seguimos para Puerto Guadal. Em Guadal tivemos tempo de folga para comprar algo para comer antes de embarcarmos no ônibus para Puerto Rio Tranquilo.
Transporte
Caso esteja planejando visitar a Catedral de Mármore á partir de Santiago, eis a rota.
Santiago → Coyhaique
– avião
Coyhaique → Puerto Rio Tranquilo
– ônibus: Diversas empresas
– valor: +- R$ 60 reais (2018)
– tempo: 5 horas – c/ escala
Não importa a direção que se tome, se é vindo de sul ou vindo do norte, A carretera Austral é fantástica. Repleta de lagos de águas azuis clara e verde turquesa. As paisagens são impressionantes, muita beleza!


O que fazer
Para visitar a capela e a catedral de mármore, é preciso comprar os passeios de barco. Os guichês estão todos localizados no cais da cidade na margem do lago General Carrera, a cidade é minúscula, não tem erro.
Dica
Recomendam visitar pela manhã quando tem menos vento entrando no lago
Nós compramos o nossos bilhetes com a empresa Maran-Atha no dia que chegamos a Rio Tranquilo no fim da tarde com visita as capillas de mármol na manhã seguinte.
São pequenos barcos que fazem o transporte, acomodam 7 pessoas mais o piloteiro. Em nosso mochilão em 2014 pagamos 6000 pesos por pessoa pelo passeio que durou 2 horas.
O passeio é maravilhoso! O guia conta algumas curiosidades e um pouco da formação das capillas. Os barco entram pelas ”grutas”, as famosas capelas e catedral.






Estar dentro daquela imensa rocha de mármore é algo tremendo. Não é um destino muito conhecido quando pensamos em Chile, mas vale a pena o esforço para visitar essa grandiosa obra da natureza.
Navegar naquele lago, com aquela água, foi algo incrível. Lembra um pouco as paisagens e lagos de Torres del Paine, também na Patagônia Chilena. Navegar só foi pouco, mesmo beirando os 5 graus, tive que dar um mergulho naquela água cristalina, mas foi só um mergulho (muito rápido, rs).
Onde ficar
Passamos a noite no hostel La Paz, lugar bem simples e bem limpo. A Cozinha era comunitária tem um mercadinho e uma cervejaria local uma quadra do hostel, poucas quadras do pier.
Único ponto negativo era que as portas fechavam as 22 horas assim como o acesso à internet. As 23 horas era a vez da energia geral. Mas o fato é que gostamos, foi apenas uma noite. O custo benefício foi ótimo, lembrando que o Chile é mais caro que a Argentina para mochilar.
Manhã seguinte embarcamos em um micro ônibus, empresa São Paulo, cheio de poeira. A briga é com relação a abertura das janelas dos veículos, devíamos escolher entre o ”poeirão” ou o ”calorão” e assim seguimos por mais 5 horas rumo a Coyhaque.



Quando ir
A melhor época para vistar Capilla de Mármol, ou Catedral de Mármore é sem dúvida durante o verão, de dezembro até março, mas tem quem se arrisque em outras épocas mais frias.
A luz da manhã também ajuda para que os diversos tons de azul e verde se estampem nas parede de mármores. Mas o que mais conta para uma visita perfeita é a baixa ”maré” do lago.
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.