Catedral de Mármore,
Puerto Rio Tranquilo – Chile



 

ACatedral de Mármore ou Capilla de Mármol, fica localizada na cidade de Puerto Rio Tranquilo, na margem da Carretera Austral e o lago General Carrera no Chile.

A Carretera Austral na Patagônia Chilena, é sem dúvida umas das estradas mais lindas do mundo. As paisagens são de tirar o fôlego! Lagos azuis, montanhas com picos nevados, cânions e muito mais como as Capillas de Mármol (Catedral de Mármore).

As ”Capelas e Catedrais” são verdadeiras maravilhas escondidas na América do Sul. São cavernas de mármore branco esculpidas pela água ao longo de milhares de anos.

capilla-marmol-capelas-marmore-patagonia-chile
Capelas de Mármore, Patagônia do Chile – crédito: Claudia B.
carretra-austral-catedral-de-marmore
Carretera Austral – crédito: Lucas CN

Como chegar

Chegar até a Catedral de Mármore não foi uma tarefa muito fácil para nós que viemos do sul – Chile Chico -, na verdade foi uma tarefa longa e de paciência, isso porque entre as duas cidades temos a vila de Puerto Guadal.

Dica

A cultura de carona é muito comum na Patagônia, onde as distâncias são longas.

Depender de ônibus para se deslocar entre as cidades ao longo da carretera Austral, você será ”obrigado” a passar a noite em uma cidade fora do seu roteiro. Isso porque os horários de chegada e saída de ônibus nunca batem.

No nosso caso, o ônibus de Chile Chico até Puerto Guadal saíria depois do almoço e só chegaria depois que o único ônibus já tivesse partido para Puerto Rio Tranquilo. O que fizemos? ”Haciamos dedo” (pedimos carona).

carona-carretera-austral-patagonia-chile
Carona pela Patagônia Chilena – crédito: Leandro B.
Chile-chico-to-capilla-marmol
Estrada pela Patônia no Chile – crédito: Lucas CN

Para ajudar no feito, escrevemos em um pedaço de papelão que éramos brasileiros (acredite, ajuda e muito!) e que ajudaríamos com o combu$tível, fomos para a praça da cidade e ali ficamos.

Não foi rápido, mas também não demorou muito até jogarmos nossos mochilões na caçamba de uma caminhonete. Demos 10 mil pesos (3 pessoas) e seguimos para Puerto Guadal. Em Guadal tivemos tempo de folga para comprar algo para comer antes de embarcarmos no ônibus para Puerto Rio Tranquilo.

Transporte

Caso esteja planejando visitar a Catedral de Mármore á partir de Santiago, eis a rota.

Santiago Coyhaique
 – avião

Coyhaique Puerto Rio Tranquilo
– ônibus: Diversas empresas
valor: +- R$ 60 reais (2018)  
– tempo: 5 horas – c/ escala

Não importa a direção que se tome, se é vindo de sul ou vindo do norte, A carretera Austral é fantástica. Repleta de lagos de águas azuis clara e verde turquesa. As paisagens são impressionantes, muita beleza!

carretera-austral-capilla-marmol
Carretera Austral – crédito: Lucas CN
carretera-austral-chile-lago-general-carrera
Lago General Carrera – crédito: Claudia B.

O que fazer

Para visitar a capela e a catedral de mármore, é preciso comprar os passeios de barco. Os guichês estão todos localizados no cais da cidade na margem do lago General Carrera, a cidade é minúscula, não tem erro.

Dica

Recomendam visitar pela manhã quando tem menos vento entrando no lago

Nós compramos o nossos bilhetes com a empresa Maran-Atha no dia que chegamos a Rio Tranquilo no fim da tarde com visita as capillas de mármol na manhã seguinte.

São pequenos barcos que fazem o transporte, acomodam 7 pessoas mais o piloteiro. Em nosso mochilão em 2014 pagamos 6000 pesos por pessoa pelo passeio que durou 2 horas.

O passeio é maravilhoso! O guia conta algumas curiosidades e um pouco da formação das capillas. Os barco entram pelas ”grutas”, as famosas capelas e catedral.

maran-atha-catedral-marmore-chile-capilla-marmol
Empresa Maran-Atha – crédito: Lucas CN
passeio-barco-catedral-marmore-capilla-marmol-chile
Lago General Carrera – crédito: Lucas CN
capelas-marmore-capilla-marmol-chile-patagonia
Capillas de Marmol , Chile – crédito: Lucas CN
capelas-marmore-capilla-marmol-chile-patagonia
Catedral de Mármol – crédito: Claudia B.
capelas-marmore-capilla-marmol-chile-patagonia
Capilla de Mármol – crédito: Lucas CN
capelas-marmore-capilla-marmol-chile-patagonia
Catedral de Mármore – crédito: Claudia B.

Estar dentro daquela imensa rocha de mármore é algo tremendo. Não é um destino muito conhecido quando pensamos em Chile, mas vale a pena o esforço para visitar essa grandiosa obra da natureza.

Navegar naquele lago, com aquela água, foi algo incrível. Lembra um pouco as paisagens e lagos de Torres del Paine, também na Patagônia Chilena. Navegar só foi pouco, mesmo beirando os 5 graus, tive que dar um mergulho naquela água cristalina, mas foi só um mergulho (muito rápido, rs).

Onde ficar

Passamos a noite no hostel La Paz, lugar bem simples e bem limpo. A Cozinha era comunitária tem um mercadinho e uma cervejaria local uma quadra do hostel, poucas quadras do pier.

Único ponto negativo era que as portas fechavam as 22 horas assim como o acesso à internet. As 23 horas era a vez da energia geral. Mas o fato é que gostamos, foi apenas uma noite. O custo benefício foi ótimo, lembrando que o Chile é mais caro que a Argentina para mochilar.

Manhã seguinte embarcamos em um micro ônibus, empresa São Paulo, cheio de poeira. A briga é com relação a abertura das janelas dos veículos, devíamos escolher entre o ”poeirão” ou o ”calorão” e assim seguimos por mais 5 horas rumo a Coyhaque.

onde-ficar-catedral-marmore-patagonia-chile
Hospedaria La Paz – crédito: Claudia B.
puerto-rio-tranquilo-coyhaique-catedral-marmore
ônibus de Puerto Rio Tranquilo / Coyhaique – crédito: Lucas CN
puerto-rio-tranquilo-patagonia-chile-catedral-mamore
Puerto Rio Tranquilo – crédito: Claudia B.

Quando ir

A melhor época para vistar Capilla de Mármol, ou Catedral de Mármore é sem dúvida durante o verão, de dezembro até março, mas tem quem se arrisque em outras épocas mais frias.

A luz da manhã também ajuda para que os diversos tons de azul e verde se estampem nas parede de mármores. Mas o que mais conta para uma visita perfeita é a baixa ”maré” do lago.


Leia mais


buenos-aries-argentina
Leia mais
ushuaia-patagonia-argentina
Leia mais
el-calafate-patagonia-argetina
Leia mais
punta-arenas-patagonia-chile
Leia mais
puerto-natales-patagonia-chile
Leia mais
isla-magdalena-magalhaes-patagonia-chile
Leia mais

 

Bora planejar sua viagem

   HOSPEDAGEM: Nossa recomendação para reservas online é o Booking.com. Com muitas opções no filtro, cancelamento grátis e pagamento só no check-in lhe da grandes chances de encontrar o que busca com o melhor preço na localização perfeita.
Não perca tempo, reserve sua noite!

   ALUGUEL DE CARRO: Do mesmo grupo e confiança que o Booking.com, usamos a Rentalcars para aluguel de carro. Agregador que busca entre várias empresas as melhores ofertas para data selecionada.
Faça sua cotação agora mesmo!

   AIRBNB DESCONTOS: Nós usamos muito o Airbnb em nossas viagens. Cadastre-se você também e ganhe $45 US dólares em crédito na sua primeira reserva. Confira aqui. 

   PASSAGENS AÉREAS: Com ótimas formas de pagamento em até 12x sem juros, a ViajaNet nunca falha com o assunto é passagem barata. Pesquise seu destino.

   SEGURO VIAGEM: Jamais viajamos sem nosso seguro viagem, e você deveria fazer o mesmo. Cotamos nossos seguros em dois sites de comparam as melhores ofertas e planos para seu destino. São ele: Seguros Promo e Real Seguros. Ou um ou outro. Faça sua cotação aqui!

   CAMBIO: Transferwise é a melhor taxa de cambio entre moedas que poderá encontrar, mas só ajuda caso esteja indo visitar alguém fora do país, pois é preciso uma conta no exterior para enviar o dinheiro. Faça sua simulação de cambio.

   ANFITRIÃO AIRBNB: Essa é a melhor das dicas, é de onde mais levantamos fundos para nossas viagens. Como? Alugamos nosso apartamento no Airbnb. Seja você o próximo Anfitrião do Airbnb e ganhe R$ 150 em bonus fora as diárias enquanto viaja.
Registre aqui seu Airbnb e vá viajar!

   ROTEIRO PERSONALIZADO: Não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar! Nosso serviço de Roteiro Personalizado foi criado para otimizar sua viagem salvando tempo e dinheiro. Escreva pra gente e descreva seus planos de viagem, e veremos como podemos ajudar.

Quando você reserva com qualquer um de nossos parceiros, nós ganhamos uma pequena porcentagem que nos ajuda a manter o site online. Mas não se preocupe, você não paga nada a mais por isso. Boralá e boa viagem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here