Cavernas do Peruaçu
O diferente de Minas Gerais
Que o turismo no estado de Minas Gerais é sempre muito procurado pela riqueza gastronômica , religiosa e cultural que oferece, não é novidade.
Do ouro ao diamante, da simplicidade do povo à exuberância arquitetônica, dos rituais religiosos até a natureza que relaxa, tudo em Minas Gerais convida, e claro, com as cavernas, isso mesmo, grutas e cavernas, não poderia ser diferente.
Quando fomos convidados para compor um seleto grupo que conheceria um outro tipo de trip pelo estado das Minas, a curiosidade tomou conta, pois confesso aqui que não sabia da existência de tanta beleza debaixo da terra mineira” .
O itinerário incluía 4 parques estaduais e um parque nacional, que é sobre o qual escrevo aqui! Parque Nacional Cavernas de Peruaçu.

Como Chegar
Para conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, chegamos ao pequeno aeroporto da cidade de Montes Claros, Norte do estado de Minas.
De Montes Claro, seguimos mais 3 horas de carro, percorrendo 230km até chegar em Itacarambi. Itacarambi é a cidade mais próxima da entrada do Parque Nacional Cavernas de Peruaçu (quase 9 horas de Belo Horizonte), perto da divisa com a Bahia.
Onde Ficar
Em Itacarambi, descarregamos nossas bagagens na Pousada Camaleão. A pousada dispões de simples e acolhedoras instalações além de uma incrível vista do rio são Francisco.
Foi na pousada mesmo que conhecemos o Leidison, um guia local da agência RVC, que tornou-se ótima companhia para nossa aventura ate o Parque Nacional Cavernas do Peruacu que aconteceria na manhã seguinte.

Parque Nacional Cavernas de Peruacu
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma Unidade de conservação criada em 1999 que tem como objetivo a proteção de patrimônio geológico, arqueológico, de fauna e flora existentes nesta região.
Na manhã seguinte começou a aventura, seguimos o caminho para o parque que levou em torno de 1 hora até o ponto de onde começaríamos o tour pelo Parque Nacional.
Paramos na central que recebe os turistas que adentrarão ao parque para que com uma rápida orientação soubéssemos sobre a importância do local que visitaríamos em seguida.
Ao chegarmos na área do parque, nossa primeira parada foi na passarela que permite-nos apreciar de bem perto os desenhos rupestres de diferentes cores e traços, estes datam entre 7 e 9 mil anos, segundo explicação dada pelo nosso guia Leidison(um apaixonado pelo lugar que vive e pelo que escolheu fazer para viver).

Os desenhos encontram-se em excelente estado de conservação e tem peculiaridades típicas de cada povo, ali, chamados de tradições. A estrutura física do parque e a atenção do guia merecem uma consideração especial.
Seguimos em caminhada certos de que seria um longo, proveitoso porém cansativo dia, haja visto que fomos preparados para 8 horas de visitação no parque.
Nossa próxima parada foi para apreciar a gruta do janelão, certamente foi o primeiro impacto em se tratando da imensidão diante dos nossos olhos. Do mirante com bancos perfeitos para curtir a paisagem é que nos vimos pequeninos diante de tamanha formação rochosa, digamos que o tal janelao mais parecia a entrada para o Jurassic Park, animador.
A descida começa, até a estrutura que nos permite observar o rio Peruaçu, convidativo, que corta a parte baixa do parque com sua cor esverdeada. Mergulhos não são permitidos pelo fato de ocorrência de possíveis alterações no curso natural do local.
Vale saber que o plano de manejo que preserva a natureza, a história e a cultura são muito marcantes além dos cuidados com a segurança do visitante.
Já da parte baixa, a conhecida claraboia do coração, deixa nosso passeio digamos mais apaixonante. A clarabóia do coração, é uma clareira que vista de baixo, forma um perfeito coração.

O impressionante desse roteiro é a quantidade de vezes que somos surpreendidos pela imensidão de um novo salão, a ponto de nos distrairmos e sequer darmos conta de que a trilha tem duração de 8 horas conforme citei anteriormente.
Os salões são repletos de diferentes formações e entre elas estão os espeleotema, as estalactites, estalagmites e as pequeninas e ricas chamadas pérolas, cada uma dessas nos fazem voltar a infância pois a todo momento nos surpreendemos imaginando diferentes objetos e seus formatos assim como fazemos com as nuvens.
→ Leia também: Gruta do Maquiné – MG


Chegamos ao ponto final de nossa descida e ao apreciarmos tudo ao redor, fizemos mais uma pausa para recarregar nossas energias, ali, lanchamos. Já sabíamos o que nos aguardava na volta, sabíamos que demandaria pernas fortes, pois de tanto descermos, a subida era inevitável.
O razoável condicionamento físico, pode fazer falta nesse momento, quase me fez, mas dei conta direitinho. Embora a subida seja ”puxada”, é tão bela que mal da tempo de pensar em se queixar. Dentre uma parada e outra para a respiração ofegante, os olhos não se cansam de apreciar tamanha beleza, já as pernas…

Enfim, a agradável surpresa em se tratando da visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu nos faz querer divulgar aos que, assim como nos, curtem a natureza e tudo de bom que ela pode oferecer.
Fica aqui nosso agradecimento enorme a Secretaria de Turismo do estado de Minas Gerais pelo convite para fazer parte dessa press-trip. Um agradecimento também as grandes companhias e risadas do pessoal do blog: Viagens Cine, Trilhas e Aventuras e revista Viajar pelo mundo.

Leia mais
Viajante desde dez. de 2006, já carimbou 4 dos 5 continentes. Tem alguns hobbies como a fotografia, a gastronomia, a vida off-road e curte a pegada de natureza, lugares exóticos e turismo social. Sempre de malas prontas, não perde uma oportunidade de sair por aí!
Parabéns pelo post. Adorei as fotos desse lugar muito especial para mim.
Obrigado!!! Ficamos contente em saber.
Obrigado pela visita!
Uau, ficou demais o post. Adorei a referência ao Jurassic Park, não só pela entrada, mas como tudo o que tinha lá dentro, parecia coisa de filme mesmo.
Obrigada Fábio!
Foi uma experiência enorme para mim vivenciar esse lugar ao lado de profissionais com vocês.
Lu Aria
Olá, bom dia.
Excelente post, entrou na minha lista obrigatória de viagens Nacionais… Queria saber quanto tempo vocês ficaram por lá, se em 3 dias completos dá pra fazer, ou demanda mais tempo? E se possível o custo do guia.
Abraços.
Nossa… que lugar incrível e que fotos maravilhosas! Minas sempre surpreende né?!?! Já quero conhecer. Parabéns pelos post! Bjs
Muito legal! Já fomos em várias cidades (e várias vezes) à Minas. Já conhecemos de tudo por lá, principalmente as cachoeiras, mas não conhecemos ainda essas cavernas. Muito legal mesmo! Parabéns!
Esse estado é mesmo muito rico e variado não é mesmo?! Todo dia alguém me conta uma novidade! Achei as formações magníficas e o passeio todo – apesar de exigir certo esforço físico – uma delícia!!!