Churrasco, Parrilla ou Asado
Quem faz o melhor?



 

O churrasco é um prato muito famoso tanto no Uruguai quanto na Argentina, e logo de cara, ressaltamos que ambos os países são especialistas quando o assunto é churrasco! 

Mas qual dos nossos vizinhos, ruins de bola, mas bons na brasa, mandam melhor na hora de assar carne?

Parrilla: quando servida em restaurantes
Asado: quando feito em casa com os amigos

Ambos são preparados de formas bem parecidas nos dois países e bem diferente da maneira que fazemos no Brasil. Dentre outras diferenças, tem também o tradicional fogo de chão, mais comum no Uruguai com o estranho nome de Picada, que embora tenham nomes exóticos, não deixam todos de ser Churrasco!

Curiosidade

Ao invés de carvão, tanto argentinos quanto uruguaios usam gravetos e lenha em brasa para assar a carne. Em ambos os países, usar carvão no processo é sinônimo de churrasco ruim, coisa de amador ou coisa de brasileiro (sim, pra eles não sabemos fazer churrasco)

Parrilla em Salta - Argentina
La Gauchada, Argentina – crédito: Lucas CN
Parrilla uruguaia
El Palenque, Uruguai – crédito: Claudia B.
churrasco-parrilla-patagonia
“Assado” , Patagônia – crédito: algum mochileiro

As madeiras fumegantes são espalhadas numa churrasqueira lisa e plana (diferente do nosso tradicional buraco do carvão). Simultaneamente ao equipamento, ao lado do braseiro uma espécie de pequena fogueira é alimentada para produzir mais brasa, o que serve, segundo eles, para manter a churrasqueira sempre na temperatura ideal.

Embora as duas nações tenham nos proporcionado uma experiência maravilhosa ao saborear o típico churrasco, o que mais agradou o nosso paladar foi uma picanha servida no Mercado del Puertona capital uruguaia, Montevideo, lugar aliás que encontramos inúmeras churrascarias, já que o prato é tão apreciado pelos vizinhos.

Já em terras argentinas, pudemos curtir mais os Asados (assado). O valor com cambio nos proporcionou diversas oportunidades de degustar o prato durante nossa passagem pelo país em 2014. 

As diferenças entre nossos vizinhos e o Brasil, mesmo que sutis, são mais realçadas e perceptíveis no quesito carne, porque no fim das contas, o sabor e o modo de preparo trazem pouquíssimas variações, o que de fato fará a diferença é um bom restaurante, independente de qual país você esteja visitando.

O segredo da carne

Tanto os churrascos hermanos quanto os celestes usam o Angus, que é o gado de corte usado por lá. Criado em terras planas, essa carne se caracteriza por ser muito macia e ter sabor peculiar.

angus-uruguaio
Angus Uruguaios  – crédito: Lucas CN

– Patagônia

Na Patagônia a história é diferente, a carne consumida nessas terras é o carneiro. E não é pouco que eles comem não, viu?! Qualquer restaurante do local servirá, de uma maneira ou de outra, um bom carneiro para você.

A idolatria pela carne do animal é tão grande, que em alguns restaurantes eles mantém o carneiro exposto logo na entrada, ao fogo de chão.

cordeiro-patagonico
Patagônia – crédito: Claudia B.

Seja na Argentina, no Uruguai ou em qualquer lugar, o que importa mesmo é juntar os amigos e fazer o churrasco da maneira que quiser. Fizemos muito isso em nossa passagem pelos dois países, principalmente na Patagônia. Diversos hostals disponibilizam churrasqueiras para os hóspedes, tamanha a popularidade do prato.

Enfim, que venham mais viagens, mais churrascos, mais pessoas e bons momentos!

 

Onde comer e apreciar uma boa Parrillada ?

Uruguai

  • El Palenque – Montevidéu: Localizada no Mercado del Puerto da capital celeste, foi churrascaria que nos serviu a picanha mais suculenta entre os dois países, indescritível! Além do churrasco tradicional, eles servem também peixes e frutos do mar. Nada barato, mas…
    Localização: Mercado Publico do Porto (mapa
  • La Milonguera – Punta del Este: Bem próxima da península de um dos balneários mais luxuosos do mundo, não espere bons preços. Na verdade, preço justo se comprado ao excelente atendimento e ótima carne de churrasco. Mas vá com dinheiro em espécie, pois não aceitam, pelo menos não aceitavam cartão.
    Localização:  Lenzina Esq. / Bvr. Artigas (mapa)
Vale saber

Na maioria dos restaurantes do Uruguai se paga couvert – preço por sentar no restaurante – nada a ver com músicos, por isso é sempre é bom perguntar antes para não ter surpresas na conta.

 

– Argentina

  • La Dorita – Buenos Aires: Parrilla localizada em Palermo, B.A., além de ter um bom churrasco, tem também um excelente ambiente com pessoas jovens e boas bebidas. Vale muito a pena!
    Localização: Buenos Aires Humboldt 1892 (mapa)
  • Casimiro Biguá – Ushuaia: Churrascaria serve um excelente churrasco de cordeiro, feito para você entrar de cabeça na cultura patagônica. Mas prepare o bolso, assim como tudo no Ushuaia, comer um bom carneiro lá irá te custar uns bons trocados.
    Localização:  Ushuaia – Av. Maipú 395 (mapa)
  • La Gauchada – Salta: Sem dúvida o melhor custo benefício no quesito churrasco. Um belo prato de parrillada mista custa XXX, o que é muito barato para a qualidade e quantidade. Comemos e bebemos muito bem, fora o bom atendimento (foto capa).
    Localização:  Salta – Dean Funes 86 (mapa)

Leia mais


buenos-aries-argentina
Leia mais
ushuaia-patagonia-argentina
Leia mais
el-calafate-patagonia-argetina
Leia mais
montevideu-uruguai
Leia mais
colonia-del-sacramento-uruguai
Leia mais
punta-del-este-uruguai
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!