Colonia del Sacramento
A cidade portuguesa no Uruguai
Sabemos de cara que vamos curtir uma cidade quando ela está relacionada com as palavras-chave: colônial, histórico, portuário ou a frase, patrimônio da humanidade da UNESCO – título conquistado pelo nosso último destino no Uruguai.
Fundada em 1680 pelo português Manuel Lobo, Colonia del Sacramento foi uma região disputada entre Portugal e Espanha no passado, e foi passando de mãos em mãos desde a sua fundação até a independência do Uruguai, em 1828.
A beleza arquitetônica que a cidade exibe hoje é fruto da mistura de ambas as culturas, nos estilos de prédios e construções, tal mistura fica evidente.
De fácil acesso, entre Montevidéu e Buenos Aires, Colonia del Sacramento recebe milhares de turistas por ano e está entre os destinos mais procurados do território uruguaio. Conhecendo a cidade de perto, é fácil saber o porquê, então boralá…
Leia mais

Como chegar
Colonia é uma cidade de muito fácil acesso, por água e terra de Buenos Aires ou Montevidéu. Nós partimos da capital uruguaia – rodoviária – .
Vale saber
Os ônibus no uruguaios são, modernos, pontuais e quase sempre equipados com wi-fi e ar condicionado
Durante o dia há ônibus disponíveis a cada meia hora entre Montevidéu e Colonia del Sacramento.
Várias companhias oferecem o transporte até Colonia de Montevidéu, então não é necessário fazer reservas antecipadas.
Transporte
Montevidéu → Colonia del Sacramento
– ônibus: COT (atualizado)
– valor: + – R$ 28,00 / 240 pesos (2014)
– tempo: 2:20 min.
Buenos Aires → Colonia del Sacramento
– balsa: Colonia Express (atualizado)
– valor: + – R$ 96 reais / 700 pesos (2014)
– tempo: 1 hora
A Rodoviária de Colonia fica muito perto também do porto, onde chegam os barcos da Argentina – porto – . Por água, a viagem é feito cortando o famoso rio da Prata, viagem essa que dura uma hora.
Existem duas opções, o Colonia Express, que custa 710 pesos para 1 pessoa (50% do valor quase são imposto) e a outra opção é o Buquebus, porém como não chegamos a usar, não sabemos como é o serviço, mas parece ser o mais barato.
O que fazer
Assim que chegamos, decidimos fazer o que há de melhor numa cidade nova: caminhar pelas ruas charmosas e impregnadas de história.
Outro programa imperdível é assistir ao pôr do sol na orla da peninsula, próximo ao porto de Vates, uma visão deslumbrante e indescritível de tão bonita.
Nessa hora do dia as pessoas aproveitam a vista dos terraços dos bares e restaurantes para fazer um Happy Hour. Curtimos muito o resto-bar Rio de La Plata, pela qualidade de sua comida, boa música e além disso, abrigar uma galeria de arte.
Nossa estadia em Colonia del Sacramento durou apenas dois dias, mas que foram bem aproveitados. Conhecemos a cidade caminhando e visitando monumentos históricos muito interessantes, destacamos os mais bacanas a seguir:
– Cidade histórica (A calle Solis, calle San Pedro, Fortaleza, Igreja e arredores).
– O farol, onde é possível ver a cidade Buenos Aires nos dias de céu limpo.
– Plaza de Toros Real de San Carlos uma antiga arena de tourada (mini coliseu). Infelizmente não tivemos tempo para visitá-lo, mas recomendamos fortemente.
– Os grafites de Colina de Sacramento (caminho das praias).


Onde Ficar
O hostel que escolhemos em Colonia del Sacramento foi o El Viajero (que faz parte de uma rede de hostels uruguaios, onde ficamos em outros destinos e gostamos muito), mas sua popularidade é tamanha que a unidade da cidade estava lotada.
Os recepcionistas foram bem legais e ligaram para o Hostel Colonial, cinco minutos dali e reservaram para nós uma suite. Ficamos tão bem instalados no Colonial como ficariamos no El Viajero.
Veja mais
→ hospedagem em Colonia del Sacramento
Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!
Localizado em uma das principais ruas da cidade, perto de bares e restaurantes, o hostel foi uma agradável surpresa. Construído numa antiga casa colonial, conta com quartos espaçosos e tetos altos (característica arquitetônica da época) e os banheiros são individuais e grandes.
O staff receptivo é amigável e nos ajudou dando dicas para aproveitar a cidade, e além disso o hostel oferece bicicletas gratuitas aos hóspedes.
Curiosidade
Uma particularidade interessante de Colonia del Sacramento são os carros antigos ”abandonados” nas ruas, que acabaram se tornando atrações turísticas da cidade. Vale a pena conhecer!




Quando ir
Colonia del Sacramento é uma cidade aconchegante, lugar ideal para caminhar por suas ruas calmas e descansar, com isso nem o inverno esfria o encanto do lugar. A cidade possui uma praia, mas ai sim é para os aventureiros do verão.
Com todas essas características, podemos dizer que ao longo do ano é válido visitar Colonia del Sacramento, seja vindo de Buenos Aires ou de Montevidéu
Colonia del Sacramento é linda, puro charme, mas o mochilão continuar, embarcamos no Colonia Express, cruzamos o Rio da Prata e desembarcamos na primeira cidade argentina do nosso mochilão, a capital – Buenos Aires!
Leia mais