Dicas de Viagem
Como despachar a bike
Criamos esse texto para ajudar você que está planejando despachar sua bike no avião. Daremos todas a dicas e macetes para você não se preocupar com a segurança de sua bike.
Depois de muita pesquisa, despachamos a magrela do Brasil para a Europa para fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Se por algum momento você achou que seria um transtorno embalar e despachar a bike, se enganou. É muito fácil e a gente vai te contar tudo nesse post!
Embalando a bike
Para despachar a bike, primeiro é preciso desmontá-la e embalá-la. A melhor maneira de embalar é com alguma caixa de bicicleta nova. Por serem de papelão, são excelentes para transporte dentro do avião.
Dica
Você pode conseguir caixas de papelão em qualquer loja de bike, eles jogam diversas fora toda semana.
Guardar a bike nessas caixas é muito fácil, basta tirar a roda dianteira e a mesa que fixa o guidom e pronto: a bike está devidamente desmontada e pronta para ser guardada junto com as outras coisas que servirão de proteção para o quadro contra pancadas e riscos.
Vale lembrar que as caixas podem ser descartadas assim que chegar ao destino final, diminuindo o peso e volume da bagagem ou um possível gasto com despacho do case (mala pra bikes).
→ Não se esqueça de esvaziar os pneus, exigência feita pelas companias aéreas para despachar a bike

Despachar a bike
Decidido que a viagem seria pela companhia aérea espanhola Iberia, fomos descobrir quais os procedimentos feitos para despachar a bike. Primeiro encontramos no site deles o básico e necessário sobre bagagens especiais, no mais ficou por conta da empresa, já acostumada a levar e trazer bikes de bicigrinos que utilizam o serviço.
Ponto positivo – não cobraram taxas pelo equipamento esportivo (as coisas boas já estavam aparecendo antes de começar o caminho de Santiago de Compostela) além de oferecerem um bom suporte.
Vale saber
Se estiver indo pedalar o caminho de Santiago, saiba que sua bike pode chegar em Pamplona em outro vôo, isso é comum já que a Ibéria limita o número de bicicletas despachadas por vôo.
No stress, a empresa entrega a bike na porta do hostel / hotel onde você for passar a primeira noite.
Saída e Chegada
Saímos de São Paulo com destino a Pamplona, com uma escala em Madrid. De Pamplona seguimos em uma van rateada com outros peregrinos rumo a França, especificamente Saint Jean Pied de Port, portal do Caminho de Santiago de Compostela.
É claro que nossas dicas foram específicas para o caminho de Santiago de Compostela (Brasil – São Paulo x Europa – Madri), mas podém ser adaptadas para qualquer outro destino com aeroporto.


Dicas final
Para despachar a bike, embale muito bem e procure sempre no site da companhia aérea escolhida sobre os procedimentos de embarque de bagagem especial.
Agora que você já tem as dicas para levar a magrela pra trip, vai com fé e seja feliz pedalando.