Certificado Internacional de Vacinação
Febre Amarela – ANVISA
Primeira vez que precisei tomar a vacina de febre amarela foi 2008, quando na ocasião fui com alguns amigos para o Parque Estadual do Ibitipoca em Minas Gerais. Mas somente em 2015 que eu precisei do certificado para poder viajar para a Índia.
A vacina contra a Febre Amarela é exigida para diversos destinos turísticos do Brasil e do Mundo. A vacina contra a febre amarela não precisa ser renovada e isso vale independentemente de quando você tomou a vacina. Mas vale saber que a dose fracionada não lhe da o direito de retirar o certificado internacional de vacinação.
Quando se viaja pelo Brasil, é altamente recomendado em todo o Norte e Centro-Oeste, principalmente para quem vai ao Pantanal e à Floresta Amazônica. Para algumas regiões do Nordeste, Sudeste e até do Sul também é recomendada a dose da vacina contra a febre amarela, mesmo que o risco aqui seja menor.
Para alguns destinos Internacionais, assim como em algumas regiões do Brasil, é necessário ser vacinado emitir o Certificado Internacional de Vacinação ANVISA de Febre Amarela.
Vale lembrar
Um surto de febre amarela começou no fim de 2016 e se alastrou fortemente pelos
quatro estados do Suldeste, mas o foco do texto é o certificado internacional
Alguns países exigem esse certificado na entrada junto à alfândega, este detalhe vai além de uma simples exigência, é um cuidado de segurança para a sua viagem.
Veja mais
Os países com maior risco de febre amarela estão na Ásia tropical, América do Sul, América Central, Oceania e África. Países que tem condições perfeitas para a proliferação do mosquito transmissor. Confira a lista de países com maior risco segundo a Organização Mundial da Saude (OMS).
Onde tomar a vacina contra Febre Amarela
Vale saber
A 1ª vez que tomar a vacina, é preciso aguardar 10 dias para a vacina fazer efeito.
Para tomar a vacina de Febre Amarela, é preciso ir até o posto de saúde de sua cidade com sua carteira de vacinação em mãos e sua identidade.
A dose é oferecidagratuitamente pelo Ministério da Saúde em qualquer época do ano para todo o cidadão brasileiro.
Todo viajante deveria tomar sua dose e estar preparado para viagens no qual o destino exige tal vacina.
Como e onde tirar o Certificado Internacional de vacinação ANVISA – Febre Amarela
O Certificado Internacional de Vacinação é grátis e muito fácil de ser emitido, mas para isso, é necessário estar na cidade certa, pois não são todas as cidades brasileiras que emitem o certificado.
Procure um Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa. Podem ser encontrados em portos, aeroportos e fronteirasdo Brasil. Mas não precisa ir muito longe, diveras Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas também emitem o certificado internacional de vacinação.
Vale lembrar
Os postos da ANVISA não aplicam a vacina, apenas emitem o certificado
No meu caso, tirei o certificado no aeroporto de Congonhas / São Paulo
- Av. Washington Luís, s/n – Jardim Aeroporto – SP, 04626-911
- Telefone +55 11 5090 9228
É possível tirar também no aeroporto de Guarulhos / Cumbica
- Terminal 2, asa c (desembarque)
- Telefone +55 11 2445-4435
* Ambos atenden no horário de segunda a sexta dias úteis 8 às 12 h e das 13 às 17h
Para quem não é de São Paulo, é possível consultar a lista completa de Centros de Orinetação para a saúde do viajante ANVISA. É possível também em clínicas particuláres credenciadas.
→ Para quem é do estado de São Paulo, Centros de Orientação de Viajantes
Para obter o certificado você vai precisar:
- Cartão de vacinação completamente preenchido com: Data da vacinação – Identificação da Unidade de Saúde – Lote da vacina – Assinatura do Profissional
- Documento de identidade oficial com foto: Carteira de identidade, CNH, passaporte, etc.
- Cadastro é feito no site da Anvisa. Eles pedem para fazer antecipadamente e já ”pré reservar” o local onde será feito o certificado, mas isso não é uma exigência.
Mesmo eles pedindo para antecipar, os postos ANVISA nos aeroportos oferecen computadores onde é possível fazer o cadastro enquanto aguarda a vez para ser atendido.
Foi muito fácil e rápido retirar o Certificado Internacional de Vacinação da ANVISA de Febre Amarela. A validade do meu é 2018, já que a primeira vez que tomei foi em 2008 indo para ibitipoca.

Alguma outra informação ou dica sobre o certificado internacional de vacinação de Febre Amarela – ANVISA? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.
Dicas importantes. Precisarei do certificado para uma próxima viagem!
Um abraço!
Legal Flávio! Obrigado por passar pelo blog. Abrc!!