Mochilão para Viagem
Como escolher a mochila certa
O pré mochilão é uma etapa muito importante, e escolher a mochila para viagem faz toda a diferença. Escolher uma mochila adequada ao seu corpo e com tamanho suficiente para suprir suas necessidades parece tarefa simples, mas não é.
Na hora de gastar o seu dinheiro, muitas perguntas surgem. Qual marca? Nacional ou importado? Mochilão de quantos litros?
Passamos por isso e agora compartilharemos algumas dicas pra facilitar sua aventura!
Marcas de mochila
Escolher a marca do mochilão é determinante para o seu conforto e deslocamento ao longo da viagem. Escolher uma boa mochila de marca confiável é essencial. Do contrário pode ser um sofrimento
Um equipamento que se adeque ao seu corpo pode lhe ajudar nas caminhadas, já que minimiza o peso nos ombros e o distribui pelo corpo, fazendo com que as coisas que carrega dentro da mochila pareçam mais leves, o que proporciona uma viagem mais confortável.
Lembre-se, a mochila acaba virando parte do seu corpo.
Dica
Não se deixe levar por ofertas na internet, porque ás vezes podem acabar prejudicando suas costas e consecutivamente, seu mochilão.
As marcas de mochilas nacionais que recomendamos são: Trilhas & Rumos e Decathlon (não é brasileira, mas é facilmente encontrada no Brasil). Ambas oferecem modelos muito bons, mas relativamente caros se comparados com outros equipamentos encontrados no exterior, o famoso custo-benefício (qualidade e durabilidade da mochila).
Se você tem fácil acesso a equipamentos importados, aconselhamos que dê preferência à eles. Existe uma infinidade de marcas gringas para ter em mãos, ou melhor, nas costas, que garantem um bom investimento.
TOP 3 melhores marcas de mochilão em nossa opinião
1- Deuter, marca alemã, é uma das mais melhores marcas em resistência e conforto, meu mochilão.
2- Osprey, marca americana proporcional em qualidade, e se destaca por facilidades na mochila.
3- Arc’teryx, ótima marca canadense que não fica atrás em nada das outras duas e pode ter até um melhore preço.
Tamanho da mochila
O erro mais comum dos iniciantes é escolher uma mochila grande demais. Com nossa experiência em viagens, chegamos a conclusão que a duração da viagem não influencia no tamanho da mochila, porque depois de algumas semanas, as necessidades acabam sendo as mesmas.
Para calcular qual o tamanho ideal de mochila pra sua viagem, considere dois principais fatores:
O equipamento especial que você precisará levar (artigos p/ camping, esporte, etc.)
A variação climática dos lugares que você planeja visitar

Dica
Você não precisa de tantas roupas. No mochilão, o plano é lavar roupas com frequência (até porque andar com roupas sujas na mochila não é lá muito agradável) e no fim, acabamos usando sempre as roupas preferidas e/ou as que estão mais acessíveis.
A quantidade de litros do mochilão (o tamanho) deve ser planejada levando sempre em consideração que, para repartir bem o peso do mochião nas costas, ele deve estar lotado.
Portanto, quanto maior seu equipamento, maior a carga em suas costas, muitas vezes sem necessidade. Pense bem e seja objetivo na hora de fazer a mala, dê prioridade ao que seja imprescindível para não carregar peso à toa.
Pra tornar mais concreto, segue minha experiência:
“O meu mochilão Deuter é de 50 litros o que me permite colocar o que preciso para a viagem. Tenho ainda uma extensão de mais dez litros que podem ser ocupados por souvenirs por exemplo.
Para mim foi o tamanho perfeito para uma viagem de 5 meses pela América do Sul. Com ele, atravessei cinco países e enfrentei uma variação climática de 30 graus, passando por ventos fortes, chuva, neve, praias etc.
Com essa mochila, o peso máximo que eu tive que carregar foi 18 kg – aceitável, mas já nos limites.”
Critério principal
Para nós, o que mais importa na mochila ou mochilão, é a capacidade de repartir o peso de maneira a aliviar os ombros e proteger às costas. Por isso, a qualidade do cinto é tão importante quanto a mochila.
Na hora de comprar o seu equipamento, é primordial que você prove várias mochilas, preferencialmente com peso. Improvise, seja criativo, leve pacotes grandes de arroz e saia experimentando os modelos.
Faça isso para garantir seu conforto na trip, porque mesmo uma mochila de qualidade pode não ter o encaixe ideal no seu corpo.
Pesquise, procure um especialista (não apenas o vendedor da loja) e peça ajuda para ajustar corretamente a mochila. Para um bom ajuste, você precisará mexer com vários cintos e sozinho e sem experiência, não vai rolar.

Características extras
Há algumas características que otimizam ainda mais sua viagem, detalhes que a princípio não fazem diferença, mas que são uma mão na roda na hora de viajar.
Provavelmente você nunca encontrará todas as características extras num só modelo. Priorizar o tipo de característica que mais se adequa as suas necessidades.
Para nós, o que mais contou foi:
Oferecer 3 aberturas, na parte superior, no meio e na parte inferior, pois facilitam o acesso ao conteúdo e nos permite realmente visualizar toda da mochila.
Compartimentos extras, de acessibilidade e de diferentes tamanhos, porque ajudam a guardar as coisas de maneira mais organizada.
Capa de chuva, já que numa viagem, mais especificamente no mochilão, é preciso estar preparado para imprevistos também climáticos.
Por fim, tenha em mente que o melhor investimento que você poderá fazer para sua viagem é uma boa mochila. Escolha uma com que se sinta confortável, que proteja suas costas e que não te deixará na mão.
Lembre-se: em um mochilão, você praticamente vai morar nela. Estou com a minha há 4 anos, uso em todas as viagens, aguentou esse 5 meses de América do Sul, 4 meses de Índia e uma road trip pelo EUA.

→ Mochilao América do Sul
Deixei seu comentário sobre sua mochila para mochilão e dicas para outros leitores…
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.
Muito boas as dicas sobre como escolher a mochila.
Obrigado
Obrigado Marcelo!! Fizemos com o conhecimento depois do nosso mochilão de 5 meses. E as mochilas e dicas nos ajudaram muito também!
VAleu pela visita