Happy Holi!!
O festival das cores



 

O Holi ou o festival da cores, é um festival hinduísta que simboliza a vitória do deus do bem sobre o deus do mal.

Hoje a tracição expandiu e atravessou fronteiras e o festival é celebrado em diferentes países, mas não tem a mesma essência como na Índia.

O festival

O Holi é sem dúvida o maior e mais tradicional festival da Índia. Se estiver planejando uma viagem, não descarte a data desse festival. O festival das cores acontece anualmente no dia após a lua cheia em março de cada ano. Em 2018, o Holi será comemorado no dia 2 de março.

Na noite que antecede o Holi, as pessoas recolhem folhas secas e galhos e fazem diversas fogueiras na ruas das cidades, o que simboliza a queima da deusa do mal, Holika.

Na manhã seguinte, pó de diversas cores e águas também tingidas são lançadas em cima das fogueiras, simbolizando o fim do inverno, a alegria da primavera, a época das flores e colheitas, a vitória da luz nas trevas.

happy-holi-india-2016
Happy Holi!

A celebração

Assim que as fogueiras se apagam pela manhã, o festival das cores começa, e as ruas são tomadas por pessoas que vão celebrar o Holi passando pó coloridos umas nas outras e sempre seguido da positiva frase: Happy Holi!!

Nós passamos o Holi de 2016 na cidade de Jaipur no deserto do Rajastão, saimos logo cedo do hotel sem muito saber como seria o dia de celebração. Pegamos um táxi, fomos até o centro da cidade de onde começamos a seguir o fluxo. Enfim chegamos num dos maiores templos de celebração ao Holi,  o Govind Devji Temple.

No templo o povo não para de cantar e celebrar, nesse momento todos já estão completamente coloridos e cobertos de cores vivas, cores que representam a felicidade do povo indiano.

No caminho até o templo, as pessoas gentilmente pediam para passar o pó de diversas cores em nossos rostos, e esperam o mesmo da gente. Muitas criaças e mulheres celebram o Holi pela manhã, momento mais tranquilo do dia.

festival-das-cores-holi-india
Festival das Cores, Índia – crédito: Lucas CN
festival-das-cores-india-jaipur-holi
Holi 2016, Jaipur India – crédito: Lucas CN

Onde celebrar 

O Holi é celebrado em toda a Índia, porém as celebrações mais tradicionais acontem mais ao norte do país onde o Hinduísmo é mais forte. O cinturão vai de Mumbai, passando pelo Rajastão, New Delhi, Agra, Varanasi, até o lado oeste em Bengal. Nessa região se encontra os Holi tradicionais.

Diversas cidades são conhecidas por receber os turistas com mais preparo e segurança nessa época. Listamos algumas delas.

Capital da Índia
New Delhi

Estado de Maharashtra
Mumbai

Estado de Rajastão
Udaipur – 
Jaipur – Pushkar

Estado de Uttar Pradesh
Mathura – 
Vrindavan – Varanasi – Barsana 

Estado de West Bengal
Shantiniketan – 
Purulia

No sul da Índia também celebram o Holi, mas não é uma região tão recomendada, não é tão forte e tradicional como as cidades acima. Embora seja celebrado de forma diferente em diferentes partes do país, a mensagem essencial é a mesma: a vitória do bem sobre o mal.

govind-devji-temple-holi-india
Govind Devji Temple – crédito: Lucas CN
holi-jaipur-festival-das-cores
Govind Devji Temple, Jaipur – crédito: Lucas CN

Os cuidados

Dica

Horário recomendado para curtir o Holi: 7:00 até 12:00

O dia que deveria ser só de celebração, é na verdade um dia perigoso para estar nas ruas devido ao número de pessoas e do álcool e drogas que elas consomen nesse dia, elevando o número de brigas e abusos.

A melhor hora para se aproveitar o Festival das Cores é logo pela manhã. O ideal é acordar, tomar um café da manhã e sair. Pois é a hora que as famílias, crianças e mulheres celebram. Muitas pessoas começam a beber logo pela manhã e ao passar do meio dia, as ruas podem se tornar um pouco mais perigosas.

Um grande alerta principalmente para mulheres, mesmo acompanhadas, não é recomendado, pois são milhões de pessoas, a grande maioria homens e bêbados pode ser um problema.

Como se vestir

Como se vestir para o Holi? A resposta é claro, de branco! Nós compramos camisetas e shorts brancos apenas para passar o Holi na índia, o legal é que a camiseta está guardada até hoje com as minhas cores do festival de 2016.

É muito barato comprar roupas brancas na Índia, especialmente na época do festival das cores, muitas barracas na rua estarão oferecendo. Os indianos vão querer cobrar um pouco mais caro, por ser turista, mas mesmo assim vale a pena.

Lembrando, mulheres devem cobrir os ombros na Índia, por respeito a tradição mas também por segurança.

happy-holli-jaipur-india-borala
Holi, Índia 2016 – crédito: Lucas CN
festival-das-cores-india-holi
Festival das Cores, Índia – crédito: Lucas CN

Happy HOLI


Leia mais


mochila-para-mochilao
Leia mais
certificado-internacional-de-vacinacao-anvisa
Leia mais
onde-ficar-chapada-veadeiros
Leia mais
holi-festival-das-cores
Leia mais
senhas-wifi-aeroporto-mundo
Leia mais
guia-de-viagem-india
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here