Ilha de Java
3 lugares imperdíveis na Indonésia
AJava é uma das 17 mil ilhas que compõem o maior arquipélago do mundo, a Indonésia.
A Ilha de Java é também a ilha mais populosa do mundo, são cerca de 140 milhões de pessoas habitando a mesma ilha que é menor que o estado do Ceará. Com tanta gente, muita história e uma grande riqueza natural, a ilha de Java é uma forte candidata quando o assunto é a escolha do destino.
A capital da Indonésia, Jakarta, também localiza-se na ilha de Java. Java tem Bali como ilha vizinha, destino muito procurado não só na Indonésia mas em todo o sudeste da Ásia, principalmente para casais em lua de mel.
Conheça 3 lugares imperdíveis na ilha de Java que você deve incluir nos seus planos de viagem para a Indonésia.
O que fazer na ilha de Java
1 – Templo Borobudur

Borobudur, bem-vindo ao maior templo Budista do mundo.
Construído no século 9, ao longo de 75 anos, Borobudur foi abandonado durante o século 14 sem deixar muitos vestígios. A redescoberta ocorreu no início de 1800 por um britânico que chegou até o sítio arqueológico através dos contos das pessoas que ali viviam.
Os moradores locais, enxergavam o lugar como uma importante lenda antiga. Quando descoberto o templo encontrava-se soterrado em cinzas vulcânicas e dominado pela floresta tropical de Java.
Hoje o templo encontra-se em um complexo hoteleiro e é preservado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Leia mais sobre o que fazer, onde ficar e como chegar em Borobudur aqui.
O templo tem uma forma piramidal visto de baixo, e uma mandala visto de cima. São mais de 500 Budas e centenas de estupas e milhares de painéis esculpidos em rocha vulcânica pelos antigos javaneses.


2 – Templo Prambanan

Prambanan é o maior templo da religião Hindu na Indonésia, também datado do século 9, o templo foi construído em nome do Lord Shiva e desde então já foi abandonado e destruído por terremotos e erupções.
Quando redescoberto por um explorador britânico, o templo estava todo destruído, e com incentivo da Holanda (país que na época tentava estabelecer suas colônias) a reconstrução começou em 1918. A restauração da torre principal de 47 metros, só foi finalizada 35 anos depois.
O complexo de Prambanan ainda está em manutenção, boa parte do templo ainda são ruínas devido aos constantes terremotos na região central da ilha de Java.


3 – Parque Nacional Mount Bromo (vulcão)

Parque Nacional Mount Bromo. Para completar a lista dos 3 lugares incríveis para se visitar na Ilha de Java, por que não ver o sol nascer de frente para 5 vulcões em atividade?
O passeio que começa as 2:30 da manhã, te leva até o topo de um morro onde se tem a vista privilegiada dos primeiros raios de sol do dia de frente para essa obra da natureza.
Como se não bastasse admirar de longe e do alto, no passeio está incluso uma escalada de nível fácil até a cratera do vulcão Bromo, lá chamado de Bromount. Quanto mais cedo você começar a subir, mais chances terá de ver o cume do vulcão em atividade sem muitos turistas.


A Ilha de Java esconde muitos lugares exóticos para se visitar, são diversos vulcões, cachoeiras e lagos de águas termais além de floresta densa em boa parte da ilha. Como dizem por lá, ”Wonderful Indonesia” ”Maravilhosa Indonésia”.
Leia também sobre os os dragões de Komodo e o Parque Nacional de Komodo.
– Dica
A empresa área Qatar Airways faz a rota Brasil / Indonésia e com um dia você pode fazer um Stopover em Doha, a capital do Qatar e conhecer um pouco mais da cultura local.
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.