Los Antiguos – AR
Chile Chico – CH
O Paso Río Jeinemenina, é a fronteira que separa a Argentina do Chile entre a cidade de Los Antiguos-AR e Chile Chico-CH. As duas cidades estão apenas 14km de distância uma da outra.
Los Antiguos e Chile Chico foram cidades estratégicas que achamos entre dois grandes atrativos, o monte Fitz Roy em El Chaltén (Argentina) e a Catedral de Mármore (gruta) em Puerto Río Tranquilo (Chile).
Quando planejamos nosso mochilão pela américa do sul, buscamos cidades que continham grandes atrativos que não poderíamos deixar de visitar. Mas existem outros atrativos não tão famosos, mas algumas vezes de importância hitórica, cultura e natural e que valeu muito a pena visitar.
Tanto no Chile quanto na Argentina existem atrativos para visitar, porém escolhemos nos hospedar no lado argentino que é mais barato e fazer de Los Antiguos visitar as duas cidades.

– Los Antiguos
Para fazer a rota El Chaltén e Puerto Río Tranquilo, é necessário pelo menos uma noite pelo caminho, e a cidade que cabia perfeita para isso era Los Antiguos.
Para quem lêu o post de El Chaltén, sabe que para chegar até Los Antiguos, nós embarcamos em uma longa viagem de 13 horas pela Ruta 40 sentido o norte da Argentina. Foi um passeio bem divertido e com lindas paisagens pela janela.
Transporte
El Chaltén → Los Antiguos
– Ônibus: Chaltén Travel
– Valor: atualizado no site
– Tempo: 13hs
Grande parte da viagem passei sentado na frente com os 2 motorista que revezaram o trajeto, e se a viagem foi divertida foi por conta deles.
A viagem não foi só divertida, tivemos tratamento VIP! Um dos motoristas ligou no único Hostel da cidade para reservar duas camas para nós, pois quando o ônibus chega na cidade, há disputa entre os mochileiros por hospedagem.
E fizeram ainda mais. Acredite ou não, antes de chegar na rodoviária, eles pararam em um supermercado, compramos carne, carvão e um ferne (bebida típica argentina) pra finalizarmos a longa viagem.


Onde ficar
Do supermercado, passamos deixar o resto dos passageiros (maioria mochileiros) e seguimos para o Aubergue Padilla. Nos hospedamos duas noites para poder conhecer a região da Argentina e Chile.
A dono do Hostel, tem sua casa na frente, e nos fundos outra casa que na verdade é um quarto imenso, 2 banheiros e na garagem ela montou uma cozinha para os hospedes e claro, uma churrasqueira.
O que fazer
Los Antiguos é a capital da cereja na Argentina. Todos os verões a pequena cidade na beira do Lago Beunos Aires celebra o Festival da Cereja na Argentina. As cerejas da região são famosas por ser a melhores cerejas da Argentina.
Não tão próximo da Los Antiguos, mas não tão cansativa de se visitar são as Cuevas de Las Manos, cavernas com pinturas rupestres da mãos de nativos que lá viviam cerca de 9 mil anos atrás.



– Chile Chico
Para visitar Chile Chico, nós pegamos um táxi em Los Antiguos e fomos até a fronteira, onde o taxista já havia arranjado outro táxi para nos pegar do lado chileno e nos levar até o centro da cidade.
Chile Chico é um pouco maior que Los Antiguos, e mais preparada para receber turistas, pois tem mais restaurantes, hotéis e agências de turismo receptivo, fazendo do destino mais caro também.
O que fazer
Pela manhã, visitamos a margem do Lago General Carrera (mesmo lago que Los Antiguos com nome diferente no Chile), almoçamos em um restaurante familiar simples, mas bem aconchegante e partimos nos aventurar pelos Senderos (trilhas) do Parque Jeinimeni.
São diversas formações rochosas, mas sem dúvida a maior atração é a Piedra Clavada (Pedra Cravada) é a mais famosa, seguida do Valle Lunar (Vale da Lua). É Possível também ver algumas marcas de mãos rupestres.
Onde ficar
Nós sugerimos ficar em Los Antiguos pois é muito mais viável economicamente do que em Chile Chico, não apenas hospedagem, mas também restaurantes ou supermercados.






Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.
Olá. Adorei o post. Realmente é mais difícil encontrar informações dessa parte da Patragônia, já que a maior parte das pessoas ficam pelo sul mesmo.
Mas uma pergunta: Você disse que é melhor ficar hospedado em Los antiguos. Mas para visitar os pontos de interesse do lado chileno, como a Catedral de Mármol e o Glaciar Exploradores… é possível visitar esses lugares do Chilo, mesmo mantendo como base a cidade argentina?
Olá Bruno,
Que bom que gostou!
Para visitar os atrativos de Chile-Chico sim, é possível ficar em Los Antiguos, mas para visitar a Catedral de Mármol é preciso seguir viagem. E se as coisas não melhoraram, é muito chato depender de ônibus nessa região, nós chegamos até lá pegando caronaS, foram pelo menos 3, o que levou um dia todo. Estamos devendo a continuação para mostrar como atravessar a cerretea Austral. Em breve colo aqui! Qualquer outra contato@borala.blog.br
Valeu pela visita!! 🙂
Legal mesmo o seu post Lucas!
Nós também fizemos uma viagem pela patagônia, e acabamos fazendo esse mesmo trajeto de el Chaltén até Los Antíguos, mas a caminho de Bariloche. Foi uma viagem que fizemos de carro pela patagônia e foi sensacional.
A calma de Los Antiguos é muito legal.
Mas também foi justamente neste trajeto que encontramos a tão famigerada policia corrupta argentina 😮
Quando tiver um tempinho, veja também a nossa aventura: https://vemveromeumundo.com.br/ushuaia-diario-de-viagem-dia-9-de-el-calafate-a-el-chalten-e-los-antiguos/
Abraço!
Olá! Pretendo fazer uma rota semelhante, quero vir de El Chaltén até Los Antiguos de ônibus p/ depois conhecer a Catedral de Mamore além da reserva do lago jeinimeni, entre outros, porém não sei qual a melhor forma de chegar nesses lugares partindo de los antiguos, o que você aconselharia? Seria bom fazer esses passeios por meio de alguma agência de turismo em Chile chico ? Agradeço desde já! Ótimo post 😉
Olá Juliana,
Bom, nosso mochilão por Los Antiguos / Chile Chico já tem um tempo. Me recordo que chegar de ônibus era um saco. No Chile principalmente, parece que os horários de chegada e partida são feitos para você ficar em cada cidade pelo caminho, nada bate ou combina para uma perfeita rota. Eu creio que se quiser conhecer a Catedral de Mármore, a melhor coisa é chegar e ficar em Puerto Río Tranquilo mesmo. Já viu nosso post sobre? -> https://borala.blog.br/catedral-marmore-capilla-marmol-chile/