Chapada dos Veadeiros
Onde Ficar? Alto Paraíso ou  São Jorge



 

Se você ainda não conhece e que saber onde ficar na Chapada dos Veadeiros, aí vão algumas dicas, pois foram 4 viagens em diferentes estilos e ainda não conheci tudo.

Alto Paraíso e a vila de São Jorge são as melhores opções para se hospedar na Chapada dos Veadeiros, cidades localizadas no estado de Goiás. As duas cidades tem características marcantes, qualquer que seja seu destino, irá aproveitar muito do berço das águas do Brasil, o cerrado no planalto central.

De todas as vezes que estive na Chapada dos Veadeiros, duas delas foram trabalhando para a Hostelworld.com visitando pousadas e hostels entre Alto Paraíso e São Jorge. Por esse motivo posso dizer com um pouco de seguraça o que me agradou em cada uma das duas cidades.

Visitei muitas estabelecimentos entra as duas cidades, porém sempre me hospedei em São Jorge, que além de ser o portão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é também onde um amigo, veterano de faculdade, o Rodrigo, tem o Aracoara camping.

Além do camping, ele é guia EMBRATUR e faz passeios com seu 4×4 por toda a Chapada. Foi com ele também que fui para o Jalapão e Terra Ronca em outras duas expedições.

turismo-receptivo-chapada-dos-veadeiros
Turismo Receptivo na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso

Alto Paraíso é conhecida como uma das cidades mais místicas do Brasil. Talvez por ter sido erguida em região de muitos cristais, cristais esses que canalizam energias e mantêm o lugar com uma energia boa.

Na década de 80 mais a pequena cidade até então, foi um reduto hippie com mais de de 40 seitas diferentes.

Mas se não bastassem os cristais, Alto Paraíso ainda é cortado pelo Paralelo 14. O Mesmo paralelo passa também por Machu Picchu, com isso muitos locais creem já te visto algo de estranho voando no ar.

Mas embora toda esse misticismo, a cidade é relativamente grande, cidade onde você encontrará bancos, caixas eletrônicos e supermercados com mais facilidade.

Por se tratar de uma cidade turística, restaurantes e pousadas estão espalhados pela cidade. Alguns deles mais reservados na natureza, e uma boa parte no centro de Alto Paraíso.

Se preparem para ver todos os tipos de design de pousadas e restaurantes. Ets e disco voadores estão por todas as parte. 🙂

– 3 opções para ficar em Alto Paraíso

Pousada bem localizada na cidade, perto do comércio (bancos, restaurantes etc…). Um ótimo custo benefício.

onde-ficar-em-alto-paraiso-pousada-dos-guias
crédito – Pousada dos Guias

O hostel fica cravado no cerrado com o selo de ser um hostel ecológico. Possui uma linda vista, mas com tudo, ainda fica apenas 1 km da rodoviária.

onde-ficar-em-alto-paraiso-hostel-cata-vento
crédito – Hostel Cata Vento

 

Camping Viveiro 

Bem localizado com uma boa vibe para os campistas que pretendem acampar em Alto Paraíso.

camping-alto-paraiso-chapada-dos-veadeiros
crédito – Camping Viveiro

 


Veja mais 

opções de hospedagem em Alto Paraíso 

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


São Jorge

A Vila de São Jorge na verdade é distrito de Alto Paraíso, mas está localizada a 36km de Alto onde moram apenas 800 habitantes. São Jorge ainda tem um link forte com Alto Paraíso, mas é totalmente ”independente” e cheia de mística também.

Em São Jorge encontra-se a única entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Para os que gostam de começar a caminhada cedo, o acesso é fácil do centro da vila. Mas jamais comece a trilha sem comer um delicioso bolo caseiro na Lanchonete Hibisco da Clarisse.

Além do parque, diversas trilhas partem de São Jorge. O acesso de várias cachoeiras e mesmo o Vale da Lua é mais fácil quando se hospeda na vila.

Os campings são bem procurados para quem fica na vila, mas é possível também encontrar boas pousadas e hostel assim como restaurantes em São Jorge.

Eu sempre fiquei na vila, sempre gostei de acordar cedo e caminhar para algum pico e ver o sol nascer. Dar bom dia para as pessoas simples, muitos deles ex garimpeiros de cristal. Gosto da calmaria do lugar, como já li por aí, ”Roçazen”.

 

– 3 opções de onde ficar em São Jorge:

Pousada localizada perto do centro de São Jorge, fica em uma rua quieta e calma. Tem o café da manhã como um ponto forte além da simplicidade e charme.

pousada-sao-jorge-chapada-dos-veadeiros
crédito – Pousada Por do Sol

Tive a oportunidade de visitar o Hostel duas vezes. Com um ambiente familiar e uma cozinha propícia para novas amizades, o hostel tem lindas vistas do cerrado.

hostel-sao-jorge-onde-ficar-chapada-dos-veadeiros
crédito – Hostel Casa da Sucupira

Aracoara Camping

Camping também bem localizado no centro da vila, na rua principal. Rodrigo, amigo meu está sempre por lá para receber os turistas para acampamento ou passeios.

camping-aracoara-chapada-dos-veadeiros
Aracoara camping – crédito: Rodrigo Ferraz
onde-ficar-chapada-dos-veadeiros-camping
Camping Aracoara – crédito: Rodrigo Ferraz

 


Veja mais 

hospedagem em São Jorge

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

Cavalcante 

Uma outra cidade, Cavalcante, também faz parte da região da Chapada dos veadeiros, uma terceira opção para quem quer desfrutar de maravilhas naturais, porém não existe trilhas nem entrada para o parque por Cavalcante..

Cidade que nasceu com a mineração do ouro, contou com muitos escravos que ao fugirem criaram alguns quilombos na região, um deles o famoso Kalunga onde encotra-se a linda Cachoeira de Santa Bárbara.

Cavalcante fica ao norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em seus arredores diversos morros e vales proporcionam exuberantes paisagens, porém não tem entrada direta para o parque.

Quando por lá estivemos nos hospedamos na Pousada Arauna. Pousada onde fomos muito bem recebidos e acomodados. O delicioso café da manhã caseiro marcou bastante fora o fato de ser totalmente em meio a natureza. Por experiência própria, recomendamos a pousada.

onde-ficar-em-cavalcante-pousada-aruana
crédito – Pousada Aruana

 


Veja mais 

hospedagem em Cavalcante

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


Leia mais


mochila-para-mochilao
Leia mais
dicas-economizar-viagem-mochilao-uruguai
Leia mais
canion-do-xingo
Leia mais
churrasco-parrila-asado-argentina-uruguai
Leia mais
como-orientar-santiago-compostela
Leia mais
despachar-bike-aviao
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

10 COMENTÁRIOS

  1. Na primeira vez que eu fui, achei melhor ficar em São Jorge. Nessa última, já gostei mais de me hospedar em Alto Paraíso (também porque estava com carro), pois tinham mais coisas próximas para fazer (Couros, Macaquinhos, Almécegas, etc.). De qualquer forma, o importante é ir!!!

  2. Recomendo o Aracoara e Viveiro!
    Estive acampando na chapada em Junho e dividi o tempo entre Alto Paraíso (Viveiro) e São Jorge (Aracoara).
    Recomendo essa quebra, pois assim você diminui o deslocamento para as cachoeiras, podendo explorar as cocheiras próximas a cada camping (pq tem muita coisa pra ver)!

  3. Olá, muito bacana o blog. As dicas deram uma esclarecida boa. estou querendo ir no fim de dezembro. Da para aproveitar indo sem carro?

    • Olá Dayse,

      Obrigado pela visita!
      Ficando em São Jorge, da para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sim. Porém para outros atrativos (que são muitos) você vai precisar de um carro para se deslocar sim. Pode tentar carona, é comun por lá também, nem que ajude na gasolina, ou comprar os passeios com agencias de receptivo. O Aracoara tem um 4×4 para isso. Se preferir, entre em contato com o Rodrigo.

      Boa viagem!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here