Santiago de Compostela
Como se orientar durante a peregrinação 



 

Antes de fazer qualquer treking, hiking ou uma simples caminhada, é preciso buscar informações para saber se estamos ou não no caminho certo, e em uma trilha sem direções e demarcações, fica fácil se perder caso o trajeto não seja familiar.

Hoje os GPS dos celulares são muito úteis e nos guiam com mais facilidade em casos como esses, mas houve um tempo, principalmente na época do descobrimento, que as estrelas e a posição do sol eram utilizadas como ponto de referência e localização.

Com o antigo Caminho de Santiago de Compostela não é diferente. É tarefa praticamente impossível peregrinar nas redondezas sem notar ou usar os símbolos de Santiago como direção de rota. Estes símbolos são importantíssimos para localização e identificação do peregrino, e certamente ficam na memória de todos que já os utilizaram para se direcionarem.

O caminho é todo demarcado por setas amarelas espalhadas em muros, nos postes,  em totens, pedras, no chão, no meio fio, nos pequenos “mojones” (sinalizadores), enfim, elas estão presentes por todo o caminho. 

Outro símbolo que orienta o caminho são as vieiras (conchas), que estão presentes em todos os lugares assim como as setas. Se orientar pelas vierias facilita a peregrinação.

simbolo-de-santiago-concha-vieira
Concha ou Vieira, Símbolos do Caminho de Santiago – crédito: MMarçal

Se perder os símbolos de vista, pare e peça informação, talvez tenha que retornar o caminho, pode ser que você esteja fora da rota. 

Outro sinal que nos mostra que estamos na direção certa é a saudação: “Buen Camino”.

A saudação, uma verdadeira gentileza, é dita sempre por desconhecidos que cruzamos pelo caminho, e assim como as setas amarelas e as conchas, essa simples frase é um grande alívio para quem está seguindo o caminho.

Utilize essas dicas para se orientar que não tem erro. 

indicacoes-simbolos-de-santiago-de-compostela
Símbolos de Santiago – créditos: MMarçal

– Símbolos de Santiago de Compostela – 

 

  • Credencial do Peregrino 

A credencial é, sem dúvida, um dos mais importantes documentos de identificação e muito valioso para o peregrino. Nela são estampados os carimbos do peregrino durante sua jornada.

As carimbadas acontecem diariamente em todos os lugares que possuem algum vínculo com o Caminho (albergues, bares, igrejas, vendas) e que também serve de salvo-conduto para que o peregrino tenha pouso e boa comida garantida.

Para solicitar a sua, procure ajuda na Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago.

  • A Concha ou Vieira

Além de símbolo de orientação, as vieiras são objetos de porte obrigatório para os peregrinos.

Elas geralmente são amarradas nas mochilas, mas o modo tradicional é pendurá-las no pescoço para proteger os peregrinos contra maldições que possam cruzar seu caminho.

  • O cajado

Auxilia na caminhada, principalmente nas decidas. Era conhecido na antiguidade por ser a terceira perna e formar uma espécie de santíssima trindade.

  • A Cruz de Santiago

É uma cruz vermelha com uma ponta de espada. Hoje em dia é usada por quem percorre o caminho, geralmente também estão desenhadas em vieiras.

Dizem que essa cruz vem desde a época das cruzadas.

  • As pedras do caminho

Não há como falar do Caminho de Santigo de Compostela sem falar das pedras. Elas são escolhidas no início do caminho e, geralmente, cada uma simboliza um problema pessoal.

As pedras devem ser levadas com o peregrino em todo o trajeto para depois serem depositadas na Cruz de Ferro, no alto do Monte Irago.

se-guiando-com-os-simbolos-de-santiago
Se guiando por Santiago de Compostela – crédito: MMarçal
caminho-de-santiago-de-compostela-de-bike
Caminho de Santiago de Compostela de bike – crédito MMarçal

Leia mais


mochila-para-mochilao-escolher-viagem
Leia mais
senhas-wifi-aeroporto-mundo
Leia mais
onde-ficar-chapada-veadeiros
Leia mais
Santiago de Compostela
Leia mais
dicas-economizar-viagem-mochilao-uruguai
Leia mais
certificado-internacional-de-vacinacao-anvisa
Leia mais

Bora planejar sua viagem

   HOSPEDAGEM: Nossa recomendação para reservas online é o Booking.com. Com muitas opções no filtro, cancelamento grátis e pagamento só no check-in lhe da grandes chances de encontrar o que busca com o melhor preço na localização perfeita.
Não perca tempo, reserve sua noite!

   ALUGUEL DE CARRO: Do mesmo grupo e confiança que o Booking.com, usamos a Rentalcars para aluguel de carro. Agregador que busca entre várias empresas as melhores ofertas para data selecionada.
Faça sua cotação agora mesmo!

   AIRBNB DESCONTOS: Nós usamos muito o Airbnb em nossas viagens. Cadastre-se você também e ganhe $45 US dólares em crédito na sua primeira reserva. Confira aqui. 

   PASSAGENS AÉREAS: Com ótimas formas de pagamento em até 12x sem juros, a ViajaNet nunca falha com o assunto é passagem barata. Pesquise seu destino.

   SEGURO VIAGEM: Jamais viajamos sem nosso seguro viagem, e você deveria fazer o mesmo. Cotamos nossos seguros em dois sites de comparam as melhores ofertas e planos para seu destino. São ele: Seguros Promo e Real Seguros. Ou um ou outro. Faça sua cotação aqui!

   CAMBIO: Transferwise é a melhor taxa de cambio entre moedas que poderá encontrar, mas só ajuda caso esteja indo visitar alguém fora do país, pois é preciso uma conta no exterior para enviar o dinheiro. Faça sua simulação de cambio.

   ANFITRIÃO AIRBNB: Essa é a melhor das dicas, é de onde mais levantamos fundos para nossas viagens. Como? Alugamos nosso apartamento no Airbnb. Seja você o próximo Anfitrião do Airbnb e ganhe R$ 150 em bonus fora as diárias enquanto viaja.
Registre aqui seu Airbnb e vá viajar!

   ROTEIRO PERSONALIZADO: Não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar! Nosso serviço de Roteiro Personalizado foi criado para otimizar sua viagem salvando tempo e dinheiro. Escreva pra gente e descreva seus planos de viagem, e veremos como podemos ajudar.

Quando você reserva com qualquer um de nossos parceiros, nós ganhamos uma pequena porcentagem que nos ajuda a manter o site online. Mas não se preocupe, você não paga nada a mais por isso. Boralá e boa viagem!

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here