Península de Gaspesie
Quebec – Canadá



 

Península de Gaspesie, ou região de Gaspé não decepciona!

Está longe de ser um atrativo famoso e conhecido do Canadá, sumida dos mapas inclusive dos próprios canadenses. Para ouvir falar de Gaspesie, você precisa primeiramente não só visitar o Canadá, mas sim a província do Quebec. Aí com sorte, alguém vai te dar as direções do paraíso.

A península fica ao norte de Montreal, cerca de 7 horas de carro para chegar na primeira cidade que é Matane. Não se preocupe que tem muitas coisas a ver pelo caminho, muitas mesmo.

Em 3 horas de carro da cidade de Montreal está a linda e histórica cidade de Quebec, a capital da província. De Quebec city até Matane ainda lhe restam 3 horas de estradas, porém ainda tem cerveja boa pelo caminho e até mesmo observação de baleias na cidade de Rimouski.

Rimouski é realmente um lugar especial, 6 tipos de baleias podem ser avistadas no golfo do rio Saint Laurent, entre elas as Belugas, as baleias do ártico.Seguindo pouco a frente, começa a parte ”Nórdica” do Quebec, a Península de Gaspesie.

roche-perce-peninsula-gaspesie-canada-quebec
Percé, Peninsula de Gaspesie – crédito: Pixabay
peninsula-de-gaspesie-qubec-canada-justin-bulota
Peninsula de Gaspesie – crédito: Justin Bulota

Entre o mar, rios e montanhas, Gaspesie é uma região imensa que oferece uma infinidade de atividades durante todo o ano, mas é claro, se tratando de Canadá, o verão é mais nossa cara.

Em Gaspesie os passeios pela natureza predominam. São diversas montanhas para hiking durante o verão e ski durante o inverno. Tem espaço também para os amantes de mountain bike.

Os rios que cortam a península proporcionam o cenário perfeito para kayak e canoa, e em época certa, a pesca do salmão. Para quem gosta de observar a vida selvagem, além de baleias, a região tem também os, caribu, alces, ursos e a passagem dos gansos do norte na primavera.

peninsula-de-gaspesie-justin-bulota
Península de Gaspesie – crédito: Justin Bulota
aurora-boreal-gaspesie-justin-bulota
Aurora Boreal em Gaspesie – crédito: Justin Bulota

O que fazer

Claro que o turismo é muito mais favorável na região durante a primavera e verão. Por ficar bem a norte do estado, faz muito frio durante o inverno, porém, o que não falta são pistas de esqui, snowboard, kite-surf no gelo entre outros, mas o mais extravagante sem dúvida em noites escuras são as chances de ver a linda Aurora Boreal.

A península de Gaspesie realmente se destaca pela beleza de sua natureza, além de ser reconhecida pela UNESCO a região de Gaspesie possui 4 Parques Nacionais do Canadá, cada um com sua característica. São eles:

Famoso pelos fósseis, a região é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, pois os fósseis são também conservados de forma notável, nos ajudaram a entender a passagem de vertebrados da vida aquática para a Terra.

Atrações: Museu de história natural, exposição temporária, fantoches, e áreas de piquenique.
Quando visitar: Maio à Outubro
Valor: Clique e veja o valor ATUALIZADO

Paisagens marinhas, penhascos e montanhas proporcionam ao parque uma beleza única e excepcional na região de Gaspesie.

Atrações: Trilhas para hiking de todos os níveis, área de camping, passeios a cavalo, kaiak, e observação da vida selvagem – baleias, diversas espécies de aves, e ursos,
Quando visitar: Junho à Outubro
Valor: Free
Valor camping: Clique e veja o valor ATUALIZADO

forillon-gaspesie-justin-bulota
Forillon, Gaspesie – crédito: Justin Bulota
baleias-whales-gaspesie
Baleias em Gaspesie: crédito: Pixabay

O parque nacional Gaspesie oferece acesso a um ambiente montanhoso excepcional e rios com salmão canadense, sem falar nas paisagens de tundras, típica flora no norte do globo, onde vivem os últimos Caribus (Renas) que restante na região mais ao sul do país, o parque nacional foi criado em 1937 para proteger a espécie.

Atrações: Trilhas para hiking de todos os níveis, kaiak,  área de camping, pesca de salmão na temporada, esqui e escalada de gelo no inverno
Quando visitar: Todo o ano
Valor: Free
Valor hospedagem: Clique e veja o valor ATUALIZADO

hiking-trilha-gaspesie-parque-nacional
Parque Nacional de Gaspesie – crédtio: Justin Bulota
acampamento-peninsula-de-gaspesie-justin-bulota
Acampamento Gaspesie – créito: Justin Bulota

→ Île-Bonaventure / Rocher Percé National Park

”Saving the best for last”

A gigantesca Rocha Percé, que dependendo da maré fica ilhada, é provavelmente a atração natural mais famosa da Gaspesie. Garantido que ficará impressionado. Já na Ilha de Bonaventure quem domina o cenário é a colônia de Gannet do norte, mas as paisagens são também deslumbrante. 

Devido à erosão, o setor Percé Rock é extremamente perigoso em todos os momentos. Já estivemos em sua base, e realmente pedras se desprendem e caem a todo o momento. Mas é sem dúvida o cartão postal da região de Gaspesie.

Atrações: Observação da gigantesca Rocha Perce, e passeio na Ilha de Bonaventure
Quando visitar: Maio à Outubro
Valor: Perce Rock, free / Ilha de Bonaventure valor combrado por embarcações

parque-nacional-roche-perce
Parque Nacional Perce Rock – crédito: Pixabay
roche-perce-rock-peninsula-gaspesie-canada
Perce Rock – crédito: Pixabay

Onde Comer

Mas vamos deixar claro que não é só de parque nacional e vida selvagem que vive o turismo da península de Gaspesie. A região é muito famosa pela culinária baseada em frutos do mar e peixes.

A região é muito famosa pela culinária baseada em frutos do mar e peixes. Ao longo da volta da península, é possível degustar de mexilhões até lagostas e principalmente salmão.


Veja mais

 

Gaspesie vai ainda além, fora a ótima culinária, é conhecida também pelas inúmeras microcervejarias artesanais. Ao longo na península são 11 cervejarias, quase todas produzindo e servindo suas especialidades nos seus Pubs.

O turismo cervejeiro na região é tão desenvolvido que foi criado a Rota de Cerveja Artesanal de Gaspesie. O que realmente aprovamos, pois bebemos em 9 delas já e realmente as cervejas e os cenários são incríveis!

Segue a lista completa das cervejarias da Route des biérex, a rota das cervejas artesanais do Canadá
1- Tête d’Allumete  
2- Aux Fous Brassant 
3- Le Secret des Dieux 
4- Le Bien le Malt 
5- La Fabrique 
6- La Captive
 

 

7- Le Malboard 
8- Frontibus 
9- Pit Caribou
10- Auval
11- Le Naufrageur 
cervejaria-pit-caribou-roche-perce-rock
Pub Pit Caribou (Perce) crédito: Claudia B.

Onde Ficar

Gaspesie conta com uma vasta opção de tipos de hospedagem que vão de hostel, bed n breakfast até hotel SPA. O que é muito famoso na região de Gaspesie são os auberges (albergues), embora o mesmo nome, se trata de um meio de hospedagem bem diferente de Hostel.

Os aubergues nas cidade pequena são como nossas pousadas, quartos privativos e geralmente são luxuosos. Nos hospedamos em um ótimo nas cidade de Gaspe, o Auberge Sous les Arbres.


Veja mais

 hospedagem Península de Gaspesie 

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

Dica

Um dicionário de bolso ou google tradutor que funciona off line

O maior dilema da viagem provavelmente será a língua. Gaspesie por ficar na província de Quebec, colônia francesa, o idioma predominante na região é o frânces. Alguns garçons de bares e restaurante arranharão o inglês, mas a fluência no francês fará a viagem ficar mais fácil.

Mas saiba que se você tentar falar francês, por mais gaguejado e errado que seja, eles terão mais prazer em ajudar.

Seja na terra, no mar ou no rio, uma grande variedade de atividades são oferecidas na Gaspesie para que você possa apreciar plenamente as muitas atrações naturais da região. A única certeza é, Gaspesie nas decepciona jamais.

Quando ir

A melhor época para conhecer a Península de Gaspesie é sem dúvida durante o verão canadense (jun/jul/ago), mas as reservas tanto de campings quanto de pousadas e hoteis devem ser feitas com antecedência, nessa época a procura é muito alta.

A primavera pode ser uma boa oportunidade para visitar a região com mais tranquilidade, preços mais baixos e com pouco turistas porém ainda com muita neve. O outono é bastante recomendado também. Em setembro, o fim do verão, os valores são moderados e a coloração das árvores começa a mudar para o amarelo e vermelho.

Última vez que fomos, foi na páscoa de 2017, primavera. A temperatura estava perto dos 5 graus (quente para quem saiu do inverno de -20), bastante neve deram um ar lindo na paisagem.

Agora, para quem tem a intenção de curtir a neve e os esportes nela praticados, o inverno vai de dezembro até março. É a época com mais facilidade de ver aurora boreal pelo tempo de luz na região.

gaspesie-canada-primavera-kite-surf
Gaspesie na primavera – crédito: Justin Bulota
verao-peninsula-gaspesie-canada
Gaspesie no verão – crédito: Justin Bulota
outono-gaspesie-justin-bulota
Gaspesie no outono – crédito: Justin Bulota
peninsula-gaspesie-inverno-canada-justin-bulota
Gaspesie no inverno – crédito: Justin Bulota

Esse post foi feito em colaboração com um amigo / irmão, fotógrafo canadense, Justin Bulota. Para mais fotos de sua galeria, acesse: Jbulota

 


Leia mais


niagara-falls-canada-night
Leia mais
roteiro-personalizado
Leia mais
camping-acamapmento-canada
Leia mais
cervejaria-brooklyn-brewery
Leia mais
road-trip-usa-california-arizona-utha
Leia mais
chicago-em-um-dia
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

4 COMMENTS

  1. Que dica sensacional!! Eu nunca tinha ouvido falar nesse lugar e já estou apaixonada!!! Eu adoro esses passeios por micro cervejarias e acho que seria muito legal ficar nesses albergues locais . Boa dica

  2. Que local incrível, adorei todos os lugares citados. Rumouski deve ser demais, avistar 6 tipos de baleias em único local deve ser uma experiência sensacional. Parabéns pelo post completo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here