Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/customer/www/borala.blog.br/public_html/wp-content/plugins/uber-grid/shortcodes.php on line 71
Portugal de carro - Roteiro de 10 dias | road trip c/ dicas de viagem - Boralá blog
Início Destinos de Viagem Portugal de carro – 10 dias por terras portuguesas | Roteiro

Portugal de carro – 10 dias por terras portuguesas | Roteiro

0
road-trip-portugal-roteiro-10-dias

Road Trip Portugal
Roteiro de Norte a Sul



 

Uma Road Trip por Portugal, melhor maneira de viver o país.

Portugal teve um aumento significativo no número de turistas nos últimos 5 anos. Destino ”barato” na Europa, onde come-se bem, viaja-se com segurança sem contar que amigavelmente há facilidade de vivenciar a forte cultura lusitana.

Mesmo o número de turistas aumentando a cada ano, os turistas tendem a ficar mais no eixo Porto – Lisboa – Lagos, porém Portugal tem muito mais a se conhecer. Sim, são incríveis, mas da para ir além.

O país foi invadido diversas vezes por várias etnias, hoje o que resta são traços dessas batalhas em suas aldeias históricas. Seu relevo proporciona lindas paisagens tanto na costa quanto na fronteira com a Espanha, além dos grandiosos vales de parreiras na região Vale do Douro (foto capa) completando com as lindas grutas e falésias no mar do Mediterrâneo.

Uma viagem de carro pode ser a melhor maneira de vivenciar as agitadas cidades como também os pequenos vilarejos. Fazer a viagem no seu tempo, a sua maneira. Aproveitar as delicias do caminho e não só focar no destino final e a grande sacada.

 

Road Trip – Portugal

Para essa nossa road trip por Portugal, nós alugamos o carro com a budget, mas encontramos o melhor preço com a Rentalcars .

Além da segurança que o site nos dá quando alugamos carro. Tivemos um problema durante a viagem, rapidamente mandaram assistência, reboque, e táxi até a loja mais próxima para trocar de carro.

Nosso roteiro começou pela capital portuguesa, Lisboa, mas foi apenas para pegar nosso carro alugado e seguir em direção ao norte do país.

A primeira noite seria a cidade do Porto que fica a 3 horas de Lisboa de carro, mas como o dia havia começado cedo, tínhamos tempo a gastar pelo caminho, estávamos entre passar por Coimbra ou Nazaré antes de chegar no destino final.

Como uma tarde apenas seria pouco tempo para visitar Coimbra, optamos por visitar a cidade na volta.

 

– Nazaré

A cidade de Nazaré é famosa por suas ondas gigantes – que por sinal são dominadas por brasileiros, mas elas só entram no mês de novembro. Porém não foram as ondas a razão de nossa visita a cidade, foi simplesmente para dar a primeira escapada das grandes rodovias, pegar estradas pequenas, passar por vilarejos até chegar em frente ao mar e só observar.

Do alto do farol de Nazaré, é inacreditável imaginar aquele mar ”calmo” ergue a mais de 20 metros de altura, um verdadeiro paredão d’água. Como não era época das ondas gigantes que trazem milhares de surfistas para Nazaré, aproveitamos a calmaria para circular pela cidade.

Poucas pessoas pelas ruas e nos restaurantes, mas ainda assim, a vibe do surf está presente por ali .

Foi nessa calmaria que fizemos nossa primeira de muitas deliciosas refeições por Portugal. Almoçamos peixeSSSS, claro, no restaurante A Tasca. Depois dois expressos e seguimos estrada.

potugal-roteiro-10-dias-nazare
Praça da cidade de Nazaré, Portugal – crédito: Lucas CN
road-trip-portugal
Farol de Nazaré, Portugal – crédito: Claudia B.

 

– Porto

Chegamos na cidade do Porto no fim de tarde, hora do Rush. Suas ruas estreitas nos causaram a “impressão do caos” enquanto circulávamos de carro por lá. A saída perfeita foi estacionar o carro por 2 dias e curtir as maravilhas da cidade a pé.

Onde ficar em porto

Por ser a primeira vez na cidade, acho que acertamos em cheio na localização da hospedagem, na margem do rio Douro, na Ribeira. Aliás, o apartamento que ficamos era super confortável, impecável!

Rapidamente entendemos o porque Porto é invadida por turistas (principalmente no verão), a cidade é linda, charmosa, com muita histórias em suas ruas, paredes de casas, estação de trem, e claro, em suas igrejas.

Outro grande atrativo da cidade fica por conta do vinho do Porto. A cidade está no top 10 de cidades para se beber vinho. Para visitar as caves onde os vinhos descansam e são engarrafados é preciso atravessar a ponte Dom Luís I (cartão postal do Porto) pois é na cidade de Gaia, do outro lado do rio Douro que se concentram as Caves de Vinho do Porto.

Curiosidade
Há uma bem humorada e sutil rivalidade entre os moradores do Porto e de Vila Nova de Gaia quando costumam dizer que oque Gaia tem de mais bonito é a vista de Porto. Os moradores de Gaia, em contrapartida, brincam que os vinhos do porto estão em Gaia e por aí vai.

Nossa sugestão é ficar por conta de duas caves famosas de vinho do Porto, a cave Ferreira e cave Sandeman.

A primeira recomendamos porque ser considera uma das mais bonitas caves de Gaia. A segunda, Sandeman recomendamos porque visitamos e podemos afirmar que é bonita e misteriosa ao mesmo tempo. Muito bem organizados para receber turistas além de conter um dos melhores vinhos do porto. Foi impressionante!

roteiro-portugal-porto
cidade do Porto – crédito: Caludia B.
cidade-do-porto-portugal-roteiro-10-dias
Centro Histórico do Porto – crédito: Lucas CN
cidade-do-porto-portugal-rpteiro
Pôr-do-sol no Porto – crédito: Lucas CN

– Braga

Depois de passar duas noites na linda cidade do Porto, tínhamos como objetivo final do dia chegar no Vale do Douro. Antes fizemos uma parada na linda cidade de Bom Jesus do Monte em Braga que fica a uma hora e meia sentido norte do país.

Foi uma decisão ótima considerando que a igreja fica no alto do morro e é lindíssima. Paramos o carro na parte alta da igreja e descemos muitos degraus até chegarmos na parte baixa. Ambos os ângulos são privilegiados para contemplar q bela vista da igreja, recomendamos!

A vista de baixo é ainda mais incrível, por que não ver também de cima?

braga-portugal-de-carro-roteiro
Igreja Bom Jesus dos Montes, Braga – crédito: Lucas CN

– Vale do Douro

Seguimos para o Vale do Douro, mas precisamente na aldeia histórica de Provesende, lugarejo de 400 habitantes, que é considerada uma das cidades (aldeia, como lá é chamada) mais velhas do país, curiosamente mais velha até que Portugal. Claro, a aldeia é tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.

O vilarejo embora com poucos moradores, muito visitada por turistas que estão a caminho de alguma quinta de vinho (quinta quer dizer fazenda em Portugal) ou alguns poucos que conseguem hospedagem na aldeia, pois com o baixo número de pousadas, é muito disputada na alta temporada, principalmente em setembro, época da colheita das uvas.

Fazendo um breve resumo do vinho do Porto, ele é plantado unicamente na região do Vale do Douro por condições geológicas e climáticas. Depois de colhido e processado, ele é levado para a fermentação, descanso e engarrafamento na cidade de Gaia (Porto).

Onde ficar no Vale do Douro

Nós ficamos e super recomendamos a Mesao Provesende, propriedade de holandeses, possui 5 quartos rústicos em uma casa histórica com linda vista para o Vale.

Provesende, fica no alto do morro, perto de diversas quintas, aliás, são quintas pra todos os lados. Vinte minutos serrinha abaixo, chega-se na charmosa cidade de Pinhão, uma das cidades fortes do Vale do Douro. Localização perfeita e segura para conhecer o Vale do Douro em 2 dias.

De Pinhão é possível conhecer o vale rio a baixo de trem, barco ou combinando os dois meios. Imperdível.

Foi em Pinhão que tivemos um problema com o carro (que por sinal era novo), um problema na direção e ficou impossível continuar dirigindo. Com isso deixamos de conhecer duas quintas que gostaríamos muito de ter visitado, mas pelo menos, a Quinta do Seixo, que cultiva as uvas do vinho Sandeman desde os anos 1700 nós visitamos.

aldeia-historica-provesende-portugal-road-trip
Aldeia Histórica, Provesende, Vale do Douro – crédito: Lucas CN
vale-do-douro-roteiro-portugal-dicas-viagem
Vale do Douro – crédito: Claudia B.
quinta-do-seixo-viagem-vale-douro-portugal-vinho-degustacao
Degustação Quinta do Seixo – crédito: Lucas CN

– Évora

Depois da segunda noite em Provesende, acordamos com os galos (literalmente) e saímos cedo.

Os planos tiveram que se adaptar mais uma vez, e infelizmente riscamos Coimbra de vez nossa viagem. Optamos por dirigir pelo interior de Portugal, linha paralela a fronteira com a Espanha ao invés de voltar pelo mesmo caminho.

Acertamos em cheio! Do Vale do Douro até a cidade de Évora. A região é um cenário medieval. Cruzamos e passamos por diversos castelos, fortes, muralhas e ruínas de muita história.

Mudamos os planos para gastar mais tempo na medieval cidade de Évora que não é só medieval, vai muito além disso. Évora tem vestígios de um povo da era neolítica, provavelmente os Celtas, coisa de 5 mil anos trás mas sem provas de que a região era habitada.

Quem habitou esse território ha 2 mil anos atrás foram os Romanos. Prova disso é a impressionante ruína do Templo Romano, cartão postal da cidade. Embora a cidade tenha um aqueduto em estilo romano, ele foi erguido sobre o domínio do rei João III.

Mais próximo de nossa era, muitas estruturas remanescentes da Idade Média estão por todos os lados em Évora. Tempo em que a cidade foi dominada pelos Visigotos (povos que dominaram boa parte da península Ibérica pós império romano), Mouros (povo que veio do norte da África – árabes e bárbaros – ), até ser definitivamente conquistada pelos Cristãos e e passar a ser parte do reinado de Portugal.

Curto resumo de muita coisa que tem para se visitar em Évora. Nós tivemos apenas um dia e otimizamos muito bem nosso tempo para ver os principais atrativos da cidade incluindo a capela dos ossos.

cidade-medieval-evora-portugal-roteiro-dicas-viagem
Templo Romano, Évora – crédito: Lucas CN
dicas-viagem-evora-roteiro-viagem
Aqueduto Romano, Évora – crédito: Claudia B.
capela-de-osssos-evora-portugal
Capela de ossos, Évora – crédito Lucas CN

– Lagos, Algarve

Depois de um dia riquíssimo em história desde o norte de Portugal até a cidade de Évora, dirigimos pouco mais de 2 horas e meia até chegar na cidade de Lagos, já no Algarve. Cidade estratégica para visitar a costa e as falésias do Algarve no mar mediterrâneo. Tanto por cima quando de barco.

Para visitar as grutas do Algarve, fizemos nosso passeio privado com o Pepas Náuticas

+351 967 086 437 

É realmente de perder o fôlego com tanta beleza. Fomos em junho, pré temporada, mas já com ondas de calor e muito sol, sol que refletia a cor avermelhada da terra das falésias. Entrar nas grutas foi ainda mais surpreendente. Os raios do sol acendiam o tom turquesa das águas do mar. Foi algo mágico.

Onde ficar no Algarve

Escolhemos a cidade de Lagos para passar duas outras noites. Alugamos um apartamento simples, muito bem localizado, 5 minutos de caminhada da praia Dona Ana.

Outro grande ponto da viagem ao Algarve foi o restaurante tradicional A Cisterna. Localizado na cidade de Alcantarilha no Algarve. Restaurante simples de uma culinária rica cheia de sabor.

Experimentamos um pouco de tudo, frutos do mar, peixe, carne, queijos e claro vinho. Jamais falta vinho na mesa de um restaurante português. Com um preço muito justo e um ambiente muito amigável, ficamos mais de 4 horas comendo e se divertindo com a família donos da Cisterna. RECOMENDAMOS!

viagem-carro-portugal-praias-algarve
Praia Dona Ana, Lagos – crédito: Lucas CN
gruta-benagil-algarve-barco-roteito-dicas-viagem
Gruta Benagil, Algarve – crédito: Lucas CN

– Sines, Alentejo

Depois de 2 dias de sol, céu azul no Algarve, começamos a viagem de volta a Lisboa, mas com muita estrada a se seguir pela região do Alentejo na costa do oceano Atlântico.

A característica forte do Alentejo na costa do Atlântico são suas casinhas pintadas de branco, com detalhes ou em azul ou amarelo e quando não moinhos de ventos, fortes e castelos e os grandes penhascos.

Nós visitamos e recomendamos as cidades costeiras de Porto Covo, Villa nova de mil Fontes e Odeceixe. Foram visitas rápidas, de passagem, em uma cidade almoçamos, na outra paramos para comprar artesanato, e assim gastamos o dia até finalizar no centro histórico, mais precisamente na cervejaria artesanal Sacarrabos na cidade de Sine.

O centro histórico é tombado pela UNESCO, e a cidade é famosa por ter sido a terra onde nasceu Vasco da Gama, famoso navegador português da época dos grandes descobrimentos.

Em Sines passamos apenas uma noite na casa de amigos brasileiros que para Portugal se mudaram, muitas risadas e cervejas boas. Dia seguinte entramos no carro com destino ao  Aeroporto Internacional de Lisboa, a ideia era deixar o carro  e curtir um pouco do agito da capital portuguesa.

roteiro-10-dias-portugal-Alentejo
Moinho de vento, Alentejo – crédito: Lucas CN
sines-alentejo-road-trip-portugal
Centro histórico de Sines, Alentejo – crédito: Lucas CN
cervejaria-sacarrabos-sines-portugal-alentejo
Cervejaria Sacarrabos, Sines – crédito: Claudia B.

– Lisboa

Ah Lisboa!

Nossa chegada (ou retorno, pois nossa road trip havia começado no aeroporto) foi cruzando a ponte Vasco da Gama, grandioso monumento. Cartão postal da capital lusitana, ponte que se estende por mais de 12 km.

Onde ficar em Lisboa

Mais uma vez tivemos muita sorte em nossa escolha de hospedagem. Era época de festa junina, festa de São João e calhamos de ficar na rua da Bica. Rua super famosa com seu ascensor da bica, foi palco de muita celebração. O que impressionou no apartamento foi o sistema de acústica para vedar qualquer tipo de som vindo da rua.

Depois de deixar o carro no Aeroporto, tivemos 3 dias para rodar de Uber, trem, bondinho e muita caminhada. Dentre os 3 dias que passamos em Lisboa, tiramos um para visitar Sintra e seus palácios e castelos. Pra saber mais sobre Lisboa, atrativos, o que fazer, onde comer, etc… veja nosso post na íntegra sobre Lisboa.

Esse foi nosso roteiro de 10 dias pelas estradas de Portugal. Com mais tempo teríamos feito mais paradas inclusive ter visitado a cidade de Coimbra. Pudemos ver e vivenciar diferentes regiões, tradições com uma coisa em comum em todo o país. A deliciosa culinária portuguesa.

roteiro-10-dias-portugal-lisboa-road-trip
Lisboa, Portugal – crédito: Lucas CN
roteiro-de-viagem-portugal-lisboa
Torre de Belem, Lisboa – crédito: Lucas CN
castelo-dos-mouros-sintra-portugal
Castelo dos Mouros, Sintra – crédito: Claudia B.
sintra-roteiro-portugal-10-dias-carro
Palacio da Pena, Sintra – crédito: Lucas CN
road-trip-portugal-lisboa
Road Trip Portugal – crédito: Lucas CN

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here