Praias da Paraíba
Roteiro de Norte a Sul
As praias no nordeste do Brasil são famosas por suas águas quentes e cores caribenhas. Sendo assim, as praias paraibanas não poderiam ser diferentes.
De norte a sul do estado, incluindo a capital João Pessoa, a cor esmeralda do mar é deslumbrante. Um litoral pequeno, mas muito rico em belezas naturais, um dos mais belos do Brasil. Fizemos essa road trip pela Paraíba 2013, onde cruzamos todo o litoral durante 10 dias, passando praticamente por todas as praias do estado.
De todas, só deixamos de lado a praia de nudismo Tambaba, localizada no extremo sul da Paraíba, onde até chegamos a nos aproximar, no entanto, nos faltou coragem para nos despirmos e nos conectarmos com a mãe natureza. rs.
O Ponto de partida do roteiro foi João Pessoa. Da capital fomos rumo ao sul, até a divisa com Pernambuco. Depois pegamos a mão oposta e partimos em direção ao norte, na divisa com o Rio Grande do Norte.

Roteiro – Praias da Paraíba
Norte de João Pessoa
- Baia da Traição
Capital – João Pessoa
- Cabedelo
- Manaíra
- Tambaú
- Cabo Branco
Sul de João Pessoa
- Jacumã
- Carapibu
- Tabatinga
- Coqueirinho
- Tambabá


– João Pessoa
Diretamente do aeroporto na capital paraibana, alugamos um carro e só entregamos depois dos 10 dias que passamos em Natal.
Em João Pessoa passamos três dias hospedados no Slow Hostel. Muito bem localizado, na praia de Manaíra, que fica próximo da feira de artesanato e da vida noturna do centro de João Pessoa.
O tempo foi suficiente para conhecer a capital, mas confessamos que depois de ter conhecido boa parte das capitais brasileiras, a paraibana foi a que mais nos encantou, teríamos ficado mais se possível, mas precisamos seguir viagem.
A opções de restaurantes sào de mais, e melhor, comida de altíssima qualidade! Para quem quiser provar comida nordestina tradicional e muito bem feita, o Mangai, também na praia de Manaíra.
A impressão que tive é de uma cidade grande ”capital”com características de uma cidade interiorana. Os locais dizem que o tráfego é muito intenso, talvez por já ter morado em São Paulo e passado um tempo em Nova Delhi, não tive a mesma impressão. O que vi foi uma cidade calma e limpa com praias maravilhosas.
Depois de um bom e proveitoso fim de semana na capital, partimos explorar o que estado tinha a nos mostrar em termos de praia, e de fato, tem MUITO!
Veja mais
→ hospedagem em João Pessoa
Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!

– Carapibus e Jacumã
Antes de cair para o sul, sentido Pernambuco, curtimos um lindo dia de sol em Jacumã, praia vizinha e mais próxima da capital JP. Em Jacumã, encontra-se o centro comercial do sul do estado, tendo a pesca como principal mercadoria.
Jacumã e Carapibus são divididas pela pequena e charmosa Praia do Amor, onde pudemos sentar num barzinho tipicamente litorâneo para passar o tempo admirando a calmaria e a paisagem deslumbrante do lugar.
Carapibus é a praia mais famosa do litoral sul da Paraíba. Com enormes falésias e recifes de corais, inúmeras opções de pousadas fazem Carapibus uma das principais praias da Paraíba.
Nossa primeira pousada ao sul de João Pessoa foi a pousada Ancoradouro. Econômica com um excelente café da manhã e restaurante para outras refeições além de uma piscina para depois da praia.
Tivemos a pousada como base para conhecer todo do litoral sul da Paraíba. Foi a pousada da vez!
Veja mais
→ hospedagem em Jacumã
Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!

– Tabatinga e Coqueirinhos
No dia seguinte, de Carapibus partimos para o sul. Apenas 3.5 KM de carro e já estávamos em Tabatinga.
Em Tabatinga começamos nossa jornada a pé que só terminou no fim da praia de Coqueirinhos, mais 3 km de caminhada pelas areias desérticas entre falésias coloridas, coqueiros e um lindo verde esmeralda refletido do mar.
No canto direito da praia de Coqueirinhos, o sossego e a cerveja gelada ficam por conta do lounge bar/restaurante, Canyon de Coqueirinhos, bar remoto e muito aconchegante com uma bela vista para as falésias e o mar.
É uma ótima escolha para apreciar essa parte do litoral paraibano e saborear bons frutos do mar.
Curiosidade
O canyon surgiu devido a erosão causada pelas ondas do mar nas falésias


– Tambabá
Nosso último destino no litoral sul da Paraíba, como falei lá atrás, foi a praia de Tambabá. Mas esse destino ficou somente na vontade e na imaginação. Por se tratar de uma praia de nudismo, nós não chegamos a entrar. Batemos na porta, dirigimos nossos últimos 4 km de Coqueirinhos até Tambabá, mas voltamos. Quem sabe da próxima vez.
Para quem, assim como nós, é curioso e não tem coragem, há uma pequena praia chamada de Praia dos Curiosos e tem acesso a todos, passando dela as regaras são claras. Essa foi a praia mais a Sul de João Pessoa que conhecemos.
– Baía da Traição
No dia seguinte, deixamos da pousada Ancoradouro em direção ao norte da Paraíba, cortamos a capital sem parar e seguimos em direção a Baía da Traição, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte.
Praia de acesso mais complicado, mas que devolve a satisfação assim que chegamos lá. Com suas águas mansas, ninguém diz que o cenário já foi palco de grande batalhas entre portugueses e índios que ainda hoje tem muita força na comunidade.
Quase 60% da população é composta por índios de diversas aldeias que compõem o vilarejo pequeno e calmo, onde passamos algumas horas e de onde seguimos dirigindo sentido RN.
Confira abaixo as fotos do nosso roteiro pelas praias da Paraíba, com os lugares e paisagens incríveis que visitamos nessa road trip.


Quando ir
A melhor época para viajar pelo litoral da Paraíba é durante a estação da seca que vai de setembro até dezembro (eles chamam de verão), onde é certeza de dias ensolaradas e calor.
Janeiro e fevereiro são os meses mais quente do ano, e também o pico da alta temporada na Paraíba, mas também o começo das chuvas.
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.