Touros – São Miguel do Gostoso – Galinhos
Roteiro: Rio Grande do Norte



 

Touros fica menos de uma hora de viagem de Maracajaú pela BR 101. Não tínhamos intenção nenhuma de ficar em Touros, mas sim de passar pela cidade onde está a Esquina ou o Calcanhar do Brasil.

São Miguel do Gostoso era o real destino, mas antes de pegar a entrada para a cidade (Rod. Gov. Mário Covas), continuamos e fomos até o fim ou o começo da principal rodovia do país, o marco zero da BR 101. Vai até o Rio Grande do Sul, cortando o Brasil em 4.542 km de estrada longitudinal.

Ao chegar no marco, no fim da BR, há uma estrada a sua direita de terra, mais cinco minutos de carro chega-se ao farol do Calcanhar. Base militar da marinha do Brasil, o ponto mais próximo do continente africano.


Veja mais

 hospedagem em Touros

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

KM0-BR101
Marco Zero da BR101 – crédito: Lucas CN
farol-do-calcanhar-esquina-do-brasil
Farol do Calcanhar – crédito: Lucas CN
 

– São Miguel do Gostoso: 2 noites

Já estivemos mais de uma vez nesse canto quase perdido do Brasil, o lugar realmente nos encanta. Mas para os que não conhecem o lugar, é bom saber que em São Miguel venta, e venta muito, e por conta disso a cidade é muito procurada pelos amantes de kite e windsurfing.

Essa cidadezinha é, para nós um lugar muito especial do litoral brasileiro. São Miguel do Gostoso sempre estará traçada em nosso roteiro.

 

Onde ficar

Não é a primeira vez que fazemos esse roteiro e nem a primeira vez que nos hospedamos na Pousada Ilha do Vento hostel. Vou repetir aqui um trecho de um comentário que fiz para a pousada no Tripadvisor, pois vale a pena repassar.

Ir para essa pousada é como visitar amigos na praia.” Sempre fomos muito bem recebidos pelo casal, sem falar na tranquilidade e limpeza do lugar.


Veja mais

 hospedagem em São Miguel do Gostoso

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

Onde comer

No almoço (exceto aos finais de semana) Bar do Tico, peixe fresco e caldo de arraia perfeito. O local é bem simples, mas suas mesas contam com vista para a lagoa e para o mar.

Já para o jantar, o Gênesis com sua cozinha gourmet regional, ambiente romântico e diversos detalhes que chamam a atenção é uma boa pedida.

 

O que fazer

São Miguel do Gostoso é a cidade onde os amantes do vento vão em busca de esportes, como já citamos acima, mas além desse atrativo, nas redondezas da cidade – que é pequena – existem diversas e lindas praias e lagoas como atrativos turísticos.

 Praia de Tourinhos: Linda baía no litoral do RN, onde contemplamos um por do sol maravilhoso, realmente mágico, um dos mais bonito do Brasil. Garantido!
É uma ó
tima praia para banho também, Tourinhos fica à 15 minutos de S.M. do Gostoso.

 Praia do Marco: Um paraíso perdido entre dunas e uma plantação de usina eólica. O turismo parece estar longe de chegar por lá, o que faz dessa baía uma das praias mais belas de Rio Grande do Norte.

Praia do Marco vale a parada para fotos e para um bom banho em suas águas cor de esmeralda. Localizada a 40 minutos de São Miguel do Gostoso, não tendo muita infra-estrutura, deixamos para visitá-la no dia que partimos para nosso último destino, Galinhos.

Curiosidade

A Praia do Marco leva esse nome pois, segundo os locais, essa praia foi o primeiro ponto de chegada dos portugueses em 1500, o marco do descobrimento. Depois seguiram sentido o Sul até atracar em Porto Seguro. A informação não é garantida, porque não a tiramos de fontes oficiais, mas vale à título de curiosidade

– Lagoa do Sal é uma linda lagoa, lugar para boas fotos, já que a lagoa é imprópria para banho, mas a beleza é tanta que vale a pena.

tourinhos-rn
Tourinhos – crédito: Lucas CN
roteiro-praia-do-marco-rn
Praia do Marco – crédito: Lucas CN
roteiro-sao-miguel-do-gostoso-rn
Praia do Marco – crédito: Lucas CN

– Galinhos: 2 noites

Galinhos é uma península que Impressiona pela calmaria e pela beleza. Parece que o vilarejo parou no tempo e que o turismo não chegou lá ainda. Charrete e quadriciclo são os meios de transporte.

Na chegada ao local, esses transportes são muito úteis e vale a pena utilizá-los, caso contrário você enfrentará uma caminhada em areia fofa até a pousada com as malas nas mãos, e diga-se de passagem, rodinhas não ajudam em nada nessas horas.

Assim como em São Miguel do Gostoso, em Galinhos muita gente aproveita o vento para praticar esportes, mas ao mesmo tempo se revela ótima praia para banho.

Galinhos é muito famosa nos guias estrangeiros como Lonely Planet, sendo assim, é também muito visitada por gringos, principalmente franceses. Nós a descobrimos na primeira vez que estivemos em São Miguel, mas não tivemos tempo de ir, então dessa vez ela foi incluída no roteiro e não nos arrependemos.

Na península só se extrai água salobra, com isso verá muitos barcos com galões de água partindo para a Galinhos. No banheiro da pousada havia um galões de água para escovar os dentes por exemplo, e às vezes até para tomar banho.

 

Onde ficar

A última estada do roteiro foi a pousada Brésil Aventure, com quartos de frente para o mar e um ótimo restaurante. Ótima localização por ser pé na areia, mas custo benefício não é dos melhores. Outra boa pousada que agradou foi a Pousada da Dalva, um pouco mais simples, mas também de frente para o mar e com astral muito bom. Recomendo!


Veja mais

 hospedagem em Galinhos

Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!


 

Como chegar

Seguimos por uma estrada de terra partindo do centro de São Miguel até o ”porto”, em Pratagil (mapa), um caminho com cerca de 80km. Em Pratagil deixamos o carro e pegamos um barco para Galinhos.

Vale Saber

Os barcos começam as travessias às 5h da manhã e vão até às 11h da noite. A travessia leva até 10 minutos e custa 3 reais por pessoa. O estacionamento para os carros  é de graça com vigia 24 horas

 

O que fazer

Por ser uma península toda de areia, o que não falta por lá são passeios de buggy cheios de emoção. É possível ir até o povoado de Galos, que é ainda menor, com cerca de 400 habitantes, ou mesmo fazer passeios pelas Dunas de Sal da Salina Diamante Branco.

Outro atrativo de Galinhos são as Lagoas Naturais de águas cristalinas que se formam no meio das dunas, e lá ficam escondidas. O acesso mais fácil é de buggy.

O que você não pode deixar de fazer é o passeio de barco com o Tubarão, que tem diversos roteiros e valores. Alguns deles inclui ceviche e tartar como refeição. Vale consultar.

roteiro-galinhos-rn
São Galinhos – crédito: Lucas CN
pousada-bresil-venture-galinhos-rn-roteiro
Pousada Brésil Aventure – crédito: Lucas CN

Quando fazer o roteiro

O calor é extremo e diário no estado do Rio Grande do Norte. Ao norte do estado, onde localiza-se as cidade de São Miguel do Gostoso e Galinhos, a melhor época para viajar e fugir da chuva é de junho até janeiro.

Se você procura por vento, ele entra o ano todo, mas o pico é de setembro até março. É na cidade que se inicia a rota do vento que te leva até o Piauí.

Touros fica bem na curva do país, mas basicamente tem o mesmo clima que São Miguel do Gostoso.

O último dia desse roteiro nós passamos em Natal. Chegamos com calma e garantimos uma boa noite na capital antes de embarcar novamente para São Paulo.

No saldo final de nossa viagem, tivemos um total de 9 noites programada e uma em aberta. A noite 10 foi planejada para ser um dia de ”folga”, um dia coringa para poder gastar no lugar que mais tenha nos agradado na viagem. Nesse caso nossa noite extra foi aproveitada em São Miguel do Gostoso por toda sua vibe positiva.


Leia mais


peninsula-de-marau-bahia
Leia mais
roteiro-rn-natal-extremoz-maracajau
Leia mais
litoral-praias-paraiba
Leia mais
jalapao-tocantins-fervedouro
Leia mais
roteiro-personalizado
Leia mais
rota-cerveja-artesanal-canada
Leia mais

 

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

Deixe sua crítica, comentário e mais DICAS se tiver. BORALÁ!!