Santiago de Compostela
Campo de Estrelas



Campo de Estrelas (Compostela – Campus Sttelae) segundo relatos e lendas, o camponês Pelayo, seguido pelas estrelas foi levado até o túmulo do apóstolo Tiago – dizem também que seu túmulo reluzia como estrelas num vasto campo e por isso Pelayo o encontrou – .

História

Tiago Maior, foi um Apóstolo fiel, e depois de alcançar o fim do mundo (Finisterra) pregando, retornou a Jafa (Egito), mas foi assassinado por Herodes, e seus restos mortais jogados no deserto. Devotos recolheram seus restos e mandaram de navio para a terra onde havia profetizado, a região de Finisterre e Santiago ou Compostela.

Seguindo as coordenadas de Aymeric Picaud datadas do século XII e da Via Láctea, decidi seguir de bicicleta o Caminho feito a pé por peregrinos que por devoção iam até o túmulo do Apóstolo Tiago (Santiago Mayor) agradecer, pagar promessas, pedir auxílio por algo que necessitavam, ou pela graça alcançada.

Caminho este chamado de Caminho de Santiago de Compostela.

 

Compostela é feito por muita gente, motivados pela fé, pela necessidade de superar desafios ou por turismo apenas. Mas o que se sabe é que, independente do motivo ou razão, todos que concluem passam por grandes experiências.

concha-rota-santiago-compostela
Marco zero do Caminho de Santiago de Compostela – crédito: M.Marçal 
indicacoes-simbolos-de-santiago-de-compostela
Símbolos de Santiago – créditos: MMarçal

Rota

Dei inicio à pedalada no sul da França de San Jean Pied de Port, cruzei os Pirineus e mais cinco regiões da Espanha até chegar a Santiago de Compostela.

Concluída essa primeira meta, o próximo objetivo foi chegar em Finisterra (Finis Terrae – Fim da Terra), localidade tida antes das grandes navegações como o fim do Mundo e procurada pelos Peregrinos antigos que de lá provando seu feito levavam de volta uma Vieira (a concha).

Dica 

A concha é a maior referência para os peregrinos se localizarem durante o caminho, leia mais no post: → Símbolos de Santiago

Lá também aproveitavam para queimar as veste que usaram no caminho em sinal de desapego e para mandar embora todos os sofrimentos – ritual que é realizado até os dias de hoje pelos peregrinos que lá chegam – a região também é conhecida como Costa da Morte, por testemunhar grandes naufrágios.

Turisticamente falando, esse ponto do Atlântico é conhecido como o “túmulo do Sol” em menção aos inigualáveis por do sol que lá acontecem.

Caminho finalizado segui ainda até a cidade do Porto, mais precisamente na Catedral da Sé agradecer esse grandioso momento vivido.

E mais uma vez vou na promessa de voltar, e junto com vocês encerrar essa minha bicigrinação.

conha-finisterra-santiago-compostela
Finisterra – crédito: M.Marçal
finisterra-bicigrinho-santiago-de-compostela
Bicigrino – crédito: Peregrino peregrinando

 


Leia mais


Road trip USA
Leia mais
Acampando
Leia mais
Rota da Cerveja
Leia mais
roteiro-personalizado
Leia mais
Brooklyn
Leia mais
Chicago
Leia mais

Foto capa: Alfredo

 

Bora planejar sua viagem

   HOSPEDAGEM: Nossa recomendação para reservas online é o Booking.com. Com muitas opções no filtro, cancelamento grátis e pagamento só no check-in lhe da grandes chances de encontrar o que busca com o melhor preço na localização perfeita.
Não perca tempo, reserve sua noite!

   ALUGUEL DE CARRO: Do mesmo grupo e confiança que o Booking.com, usamos a Rentalcars para aluguel de carro. Agregador que busca entre várias empresas as melhores ofertas para data selecionada.
Faça sua cotação agora mesmo!

   AIRBNB DESCONTOS: Nós usamos muito o Airbnb em nossas viagens. Cadastre-se você também e ganhe $45 US dólares em crédito na sua primeira reserva. Confira aqui. 

   PASSAGENS AÉREAS: Com ótimas formas de pagamento em até 12x sem juros, a ViajaNet nunca falha com o assunto é passagem barata. Pesquise seu destino.

   SEGURO VIAGEM: Jamais viajamos sem nosso seguro viagem, e você deveria fazer o mesmo. Cotamos nossos seguros em dois sites de comparam as melhores ofertas e planos para seu destino. São ele: Seguros Promo e Real Seguros. Ou um ou outro. Faça sua cotação aqui!

   CAMBIO: Transferwise é a melhor taxa de cambio entre moedas que poderá encontrar, mas só ajuda caso esteja indo visitar alguém fora do país, pois é preciso uma conta no exterior para enviar o dinheiro. Faça sua simulação de cambio.

   ANFITRIÃO AIRBNB: Essa é a melhor das dicas, é de onde mais levantamos fundos para nossas viagens. Como? Alugamos nosso apartamento no Airbnb. Seja você o próximo Anfitrião do Airbnb e ganhe R$ 150 em bonus fora as diárias enquanto viaja.
Registre aqui seu Airbnb e vá viajar!

   ROTEIRO PERSONALIZADO: Não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar! Nosso serviço de Roteiro Personalizado foi criado para otimizar sua viagem salvando tempo e dinheiro. Escreva pra gente e descreva seus planos de viagem, e veremos como podemos ajudar.

Quando você reserva com qualquer um de nossos parceiros, nós ganhamos uma pequena porcentagem que nos ajuda a manter o site online. Mas não se preocupe, você não paga nada a mais por isso. Boralá e boa viagem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here