Stopover no Qatar
Doha em 1 dia



 

A Qatar Airways vem incentivando os seus passageiros a conhecerem o país, oferencendo stopover em Doha. As conexões são ocasiões perfeitas de adicionar uma viagem na viagem.

No nosso caso, decidimos aproveitar nossa volta de Bali (Indonésia) para Montreal (Canada) para passar metade de um dia em Doha (Qatar). As vezes, a conexão é tão longa que lhe permite visitar um pouco dessa linda cidade.

Foi nossa primeira vez com a empresa aérea, e a Qatar airways que superou nossas expectativas. Organização nos aeroportos, aviões modernos, vôos confortáveis e atendimento de elite, tudo isso, com preços competitivos.

Ainda não estão convencidos? Em 2019, a Qatar Airways chegou no primeiro lugar da lista das melhores companhias aéreas do mundo, além disso, o stopover da companhia se faz na exótica capital Doha.

Boralá aproveitar um stopover em Doha?

dicas-viagem-doha-qatar
Doha, Qatar – crédito: Claudia B.
mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Mercado público Souq Wakif: crédito: Lucas CN

Transporte

O nosso vôo de volta chegou em Doha por volta das 2pm e a partida para Montreal as 8h30 a manhã seguinte. Isso nos deixou na verdade menos de metade de um dia para visitar, mas considerando que tem muito a ver perto do aeroporto, valeu muito a pena.

O tempo que tivemos em Doha foi de aproximadamente 18 horas entre elas, 10 horas foram para visitar a cidade.

Stopover

 Bali   →   Doha    Montreal 

– Avião: Qatar Airways
Stopover: 18 horas
– Valor: R$ 3.400 (abril/2018)

 

stopover-doha-qatar-airways-viagem
Chegada no Qatar – crédito: Claudia B.

O aeroporto internacional Doha-Hamad é localizado a dez minutos de carro ao sul do porto de Doha, o começo da “Al corniche”, o calçadão na beira da baía de Doha.

Considerando o tempo contado e a concentração de coisas a ver nessa área sul da baía, concentramos nossa visita por ai.

Dica
Diretamente do site da Qatar Airways, você pode:

– Adicionar uma parada em Doha de 12 + horas
– Fazer reserva em um hotel 4-5 estrelas com melhor preço (até 4 noites)
– Aproveitar tours e excursões selecionados

O que fazer

O que fazer em um stopover em Doha? Muita coisa!

O espetáculo já começa no avião: durante o pouso, deixe-se maravilhar com o forte contraste entre o solo desértico e as águas inacreditavelmente turquesas do Golfo Pérsico.

A pista de aterrissagem, assim como as outras construções humanas, parecem ter emergido da areia.

Depois do check in, deixamos as malas e fomos para o Museu de Arte Islâmico.
Localizado numa península artificial com vista do velho porto de Doha, o museu é acessível pelo calçadão “Al Corniche”.

o-que-fazer-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Museu de arte Islâmica
o-que-fazer-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Peças do museu de Doha: crédito: Lucas CN
o-que-fazer-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Armadura árabe: crédito: Lucas CN

O que fazer

Antes mesmo de falar do que ele contém, o museu é verdadeiramente uma jóia da arquitetura. Inaugurado em 2008, o edifício do museu faz honra as maravilhas que ele contém que rastreiam 1400 anos de arte islâmico.

O pátio interior do museu oferece uma das melhores vistas: de um lado, tem o velho porto de Doha com os barcos tradicionais feitos de madeira chamados “Dhows” e do outro lado da baía, tem o skyline futurístico de Doha e seus arranha-céus.

O contraste é marcante. Depois do museu, pela calçada “Al corniche” e dirija-se até o “Souq Wakif” mercado público.

“Souq” quer dizer mercado público, ou bazar. Um detalhe desse mercado é que ele ganha vida a noite, quando as temperaturas baixam. Alí se encontra de tudo, temperos, tecidos, artesanatos, roupas, passarinhos (infelizmente), etc…

O souq conta também com restaurantes com comida local e internacional com espaços fechados e área para fumantes de shisha / arnaquile.

mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Mercado público Souq Wakif: crédito: Lucas CN
mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Mercado público Souq Wakif: crédito: Claudia B.
mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Souq Wakif, Doha: crédito: Claudia B.

O lugar é sempre agitado. Ver os homens vestidos de Thobe (túnica branca de manga comprida) e as mulheres de Abaya (túnica preta comprida) fazendo compras é muito exótico.

O tempo no souq Wakif passou muito rápido, pois é um mercado grande e quando a gente tinha terminado de comer, já era noite. Saindo do souq, passamos perto da Mosque Al Shaykh, que não podíamos visitar por causa do tempo contado.

Outros atrativos para se visitar em Doha

– O Museu Nacional do Qatar (perto do Museu de Arte Islâmico)
Abdullah Bin Zaid Al Mahmoud Islamic Cultural Center
– A mesquita Imam Muhammad bin Abdulwahhab
The Pearl, um complexo de ilhas artificias de luxo onde tem hotéis e restaurantes: 30 minutos de carro do aeroporto

A capital é uma cidade com características únicas, onde vale a pena parar, mesmo se for só por algumas horas.

stopover-1-dia-doha-qatar-airways
Centro cultural islâmico de Doha – crédito: Claudia B.

Onde ficar

– O hotel onde a gente se hospedou é uma ótima indicação: o Hotel Copthorne tinha a
melhor relação custo-benefício que achamos.

O hotel fica apenas 15 min do aeroporto internacional Doha-Hamad e a 10 minutos do Souq Wakif. Elegante, confortável, e além de tudo, os funcionários foram simpáticos e fizeram de tudo para ajudar. Num país onde você não conhece os costumes. Isso vale ouro.

Dicas Gerais

Hospedagem

Não é permitido para dois Qatari de sexo oposto ficarem no mesmo quarto se não forem casados. Em muitos lugares, essa regra não se aplica para os estrangeiros, mas é
importante conferir antes de fazer a reserva.

No nosso caso, tudo que lemos era que sim, era preciso ser casado (mesmo para turistas) ficarem no mesmo quarto, por conta disso reservamos dois quartos, mas na hora do check in a recepcionista notou que estávamos juntos e nos ajudou a cancelar uma reserva para ficarmos juntos no mesmo quarto. Essa lei é nova, provavelmente estão mais flexíveis por conta da copa do mundo de 2022.

stopover-doha-qatar-airways-viagem
Museu de Arte Islâmica – crédito: Lucas CN

Como se vestir

Dica para mulheres:

É sempre bom carregar um cachecol . O mais prático é usar uma saia comprida o uma calça larga. Para homens, as regras não são rígidas (é possível usar um short.

Mesmo moderno e aberto ao mundo, o Qatar é um país muçulmano e tem suas tradições. É aconselhado que as mulheres estrangeiras usem roupas compridas que cubram as pernas (pelo menos até abaixo dos joelhos). Cobrir os ombros é uma boa pedida também, levar um cachecol pode prevenir grandes problemas.

Respeitar os costumes locais é essencial para uma boa estada e um turismo sustentável.

 

Transporte

É muito fácil explorar a cidade combinando caminhada e o taxi.
Nós pegamos um taxi do aeroporto até o hotel, e do hotel ate Al Corniche, e depois
caminhamos a curta distância até o Souq – mercado público (noturno) -.

O contato caloroso e acolhedor dos motoristas nos deixou com uma impressão da cidade melhor ainda. Com mais tempo, a gente teria caminhado Al Corniche inteira até o centro moderno da cidade, há uma hora a pé do Museu de Arte Islâmico.

skyline-doha-qatar-stopover
Doha, Qatar – crédito: Lucas CN
dicas-viagem-doha-qatar
Baía de Doha, Qatar – crédito: Lucas CN
mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Mercado público Souq Wakif: crédito: Lucas CN
mercado-noturno-stopover-doha-qatar-airways-viagem
Mercado público Souq Wakif: crédito: Lucas CN

 

Bora planejar sua viagem

   HOSPEDAGEM: Nossa recomendação para reservas online é o Booking.com. Com muitas opções no filtro, cancelamento grátis e pagamento só no check-in lhe da grandes chances de encontrar o que busca com o melhor preço na localização perfeita.
Não perca tempo, reserve sua noite!

   ALUGUEL DE CARRO: Do mesmo grupo e confiança que o Booking.com, usamos a Rentalcars para aluguel de carro. Agregador que busca entre várias empresas as melhores ofertas para data selecionada.
Faça sua cotação agora mesmo!

   AIRBNB DESCONTOS: Nós usamos muito o Airbnb em nossas viagens. Cadastre-se você também e ganhe $45 US dólares em crédito na sua primeira reserva. Confira aqui. 

   PASSAGENS AÉREAS: Com ótimas formas de pagamento em até 12x sem juros, a ViajaNet nunca falha com o assunto é passagem barata. Pesquise seu destino.

   SEGURO VIAGEM: Jamais viajamos sem nosso seguro viagem, e você deveria fazer o mesmo. Cotamos nossos seguros em dois sites de comparam as melhores ofertas e planos para seu destino. São ele: Seguros Promo e Real Seguros. Ou um ou outro. Faça sua cotação aqui!

   CAMBIO: Transferwise é a melhor taxa de cambio entre moedas que poderá encontrar, mas só ajuda caso esteja indo visitar alguém fora do país, pois é preciso uma conta no exterior para enviar o dinheiro. Faça sua simulação de cambio.

   ANFITRIÃO AIRBNB: Essa é a melhor das dicas, é de onde mais levantamos fundos para nossas viagens. Como? Alugamos nosso apartamento no Airbnb. Seja você o próximo Anfitrião do Airbnb e ganhe R$ 150 em bonus fora as diárias enquanto viaja.
Registre aqui seu Airbnb e vá viajar!

   ROTEIRO PERSONALIZADO: Não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar! Nosso serviço de Roteiro Personalizado foi criado para otimizar sua viagem salvando tempo e dinheiro. Escreva pra gente e descreva seus planos de viagem, e veremos como podemos ajudar.

Quando você reserva com qualquer um de nossos parceiros, nós ganhamos uma pequena porcentagem que nos ajuda a manter o site online. Mas não se preocupe, você não paga nada a mais por isso. Boralá e boa viagem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here