Turismo sustentável
10 ecoideais 



 

Oano de 2017 foi eleito o ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas – ONU -.

Porém dois anos antes, em um projeto mais ambicioso, a ONU lançou o ” SDG – 17 Sustainable Development Goals”, que são 17 metas de desenvolvimento sustentável, isso para que possamos deixar o planeta mais verde, mais vivo e em harmonia, preservando a cultura.

Segundo a ONU, o número de viajantes internacionais pulou de 600 milhões em 2000 para 1.2 bilhões em 2015. Com isso a ideia é usar do turismo como uma grande ferramenta para compartilhar de ideias sustentáveis e elevar a sustentabilidade mundial. A ideia é focar em 3 grandes setores do turismo, são eles:

 Meios de Hospedagem  •  Operadoras e agências  Companhias aéreas e Cruzeiros

Devido essa grande demanda, está na hora de rever a formar que viajamos, que consumimos, como nos integramos com a população local, como ajudamos a conservar o meio ambiente. O turismo do futuro deverá ser leve e limpo para quem viaja ajudando a desenvolver a região e os locais.

Para isso foi criada a #TravelEnjoyRespect. Veja abaixo o vídeo da campanha.

Algumas redes de hospedagem já estão visando essa transformação, como por exemplo a Hostelling International – HI. Presente quase no mundo todo, a rede de hostel é uma referência em sustentabildiade no turismo e está sempre buscando melhorar. Veja por exemplo a lista de hostel com selo verde nos EUA.

Com base nessa ideologia, selecionamos 10 ecoideias que podem ser aplicadas nos meios de hospedagem, ideias que poderão fazer do mundo e do turismo, um lugar mais sustentável para quem viaja e quem recebe.

Sustentabilidade

1 Conscientizar os hóspedes

Uma grande ação é conscientizar os viajantes, como ser turista e interagir com o meio ambiente. Mostrar para quem está visitando que é importante preservar hoje para tirar benefícios sempre.

Quem faz isso muito bem é o hostel HI Washington, que já ganhou diversos prêmios de sustentabildiade. O hostel treina seus colaboradores além de educar seus hóspedes com informações sobre reciclagem no check e mais dicas espalhadas na área interna, além de noites de documentários sobre temas ambientais.

2 Captar água da chuva

A captação da água da chuva é uma ótima estratégia a ser implementada. A água pode ser reutilizada para irrigação de jardins, hortas, limpeza de áreas comuns, piscina se tratada e até mesmo para diminuir a temperatura dos quartos.

Quem é experiente nesse assunto é o HI Hostel Bonito. O hostel tem reserva para 100 mil litros de água da chuva. Com essa água, o hostel lava as roupas de cama, abastece a piscina e ainda nas noites quentes, bombeia a água para o alto do telhado dos quartos, onde escorre pela contrução derrubando a temperatura interna em até 4 graus.

hi-bonito-hostel-sustentabilidade
HI Hostel Bonito – crédito: HI Bonito

– Reduzir o consumo de água

Reduzir o consumo de água é uma tarefa importante, concientizar o hóspede mais ainda. Deixar lembretes nos banheiros junto com amenities sobre o desperdício de água no banho e na lavagem da roupa de banho e cama sem necessidade é uma boa maneira de começar.

Essa é uma medida que já é bem utilizada entre os meios de hospedagem, precisamos nós, turistas respeitar. Outros métodos seriam instalar válvulas de descarga com duplo acionamento e torneiras com temporarizador nas pias e até mesmo no chuveiro podem ajudar muito a reduzir o desperdício e a conta no fim do mês, ganho em dobro.

HI Hostel -Point Reyes na Califória lançou uma área totalmente ”verde”, com o maior foco em incentivar estratégias que minimizem os impactos no ecossistema e nos recursos hídricos, promovendo o uso mais inteligente da água, dentro e fora do hostel.

O Hostel visa sempre o melhor desempenho energético através de estratégias inovadoras.

 Bacia de evapotranspiração e zona de raízes

A bacia de evapotranspiração e zona de raízes são a maneiras ecológias de devolver a água suja de volta a natureza sem agressão ao meio ambiente. A água usada na cozinha e pias dos banheiros, até mesmo de banheiro podem ser tratadas com esses métodos.

Um tanque de concreto é feito na terra, onde a água cinza (suja) é conduzida. Pneus, pedras, areias e terra reciclam a água pela respiração das plantas que cobrem o tanque. Sendo assim, a água não polui o solo, nem o lençol freático além de produzir belo jardim onde ainda podem ser consumidos frutos. Plante bananeiras e terá banana o ano todo.

Em Ubatumirim, litoral de São Paulo o Bananal Ecolodge é referência em sustentabilidade. o Ecolodge possue a maior zona de raíz do Brasil entre os meios de hospedagem.

bacia-de-evapotranspiracao-sustentabilidade
Bacia de Evapotranspiraçãp – crédito: @OTSS

Compostagem

Hoje em dia a compostagem é usada com mais frequência, mas é uma ideia que deve crescer muito entre os meios de hospedagem. A compostagem na verdade é a reciclagem do lixo orgânico em solo fértil.

O HI Hostel Pescadero na Califórnia adotou o método de compostagem e hoje é referência, não só em compostagem como em outros métodos sutentáveis. Por essas e outras tem o certificado Bay Area Green Business, smart business com foco no meio ambiente e comunidade local.

6 Incentivar a cultura e o comércio local

Incentivar o mercado local é muito importante para equilibrar o turista com o nucle receptor. A comunidade tem que ganhar com sua presença na cidade e você sair satisfeito. Pousadas e hotéis devem trabalhar com agências de viagens e guias que estão em busca de um turismo a longo prazo, não exploração.

O HI Hostel Florida em Buenos Aires  possue um quadro com a agenda da semana, onde indicam aos hóspedes o que fazer em Buenos Aires. Mas o hostel vai além, visitas guiadas em inglês e espanhol levam os turista a conhecer a história, cultura e feira de artesanato com a segurança de um guia local.

tour-guiado-hi-florida-sustentabilidade
Tour guido do HI Florida – crédito: Claudia B.

7Workshops

Introduzir a cultura local com workshops programados para hóspedes durante sua hospedagem. Artesões podem mostrar um pouco da cultura local e demonstrar como tal objeto é feito e usado pela comunidade. Ajuda a manter a identidade cultural da região.

Na Noruega, pais que se destaca por sustentabilidade, o Rauland HI Hostel oferece workshops para turistas interessados na cultura e história norueguesa, ensinado como criar acessórios tipo, bijuteria e madeira talhada, sempre reciclando.

8Telhado verde

Telhado verde une sustentabilidade com beleza natural. Prática que no Brasil ainda engatinha, outra vez a Noruega mostra o porque é destaque em sutentabilidade no mundo. O país utiliza dessa prática de ter plantas na cobertura das estruturas por centenas de anos, hoje em é muito fácil encontrar essa prática verde em ação.

O HI Hostel Åndalsnes na Noruega possui telhado verde em suas instalações. A paissagem ao redor já é incrível, mas o destaque verde do telhado, vai além de beleza, ajuda a diminuir o consumo de energia interno, até de colaborar com a vida de insetos e passaros da região.

hi-hostel-sustentabilidade-telhado-verde-noruega
HI Andalsnes -crédito: Elisa C

9 Luz e energia Solar

Captar energia solar é uma das ações mais antigas de sustentabilidade, porém vem ganhando mais forças. A Tesla já está recebendo encomenda de suas telhas que captam energia solar. Além de captar, Tesla já possuem baretias para armazenar essa energia, e o valor está previsto para ser mais baixo que as telhas convenvionais.

Strawberry Fields Eco-Lodge na Etiópia é exemplo de sustentabilidade usando energia solar para as suas acomodações incluindo o banho quente. Se hospedar no Strawberry Fields é vivenviar a cultura local. Todas as acomodações foram feita em Bioconstrução.

Mas não é só captando a energia do sol que podemos melhorar o desempenho sustentável, utilizar da própria luz solar é uma maneira inteligente de agir. Paredes de vidro e podas corretas nas árvores podem ajudar contra o desperdício.

10 Bioconstrução

A bioconstrução é o que tem de mais sustentável, pois a ideia de sustentabilidade está presente desde os primeiros rabiscos do projeto até a ocupação dos hóspedes.

O Rivertime Resort and Eco Lodge no Vietnã passou com nota 10 nesse quesito. Todos os banglalows foram construidos com material local, o planejamento foi feito com foco na cultura indígina nativa preservando todas as árvores existentes . ”Nós fazemos o nosso melhor para que o meio ambinte sofra o menor impacto possível”.

rivertime-resort-eco-lodge-sustentabilidade-bioconstrucao
Bungalow de bioconstrução – Rivertime Eco Lodge

Existem diversas outras maneiras de melhorar nossas instalações e ações comunitárias. O turismo pode ser uma boa forma de aproximar as pessoas. Vamos juntos criar pontes entre povos e proteger nosso planeta. Turismo é muito mais do que você imagina.

Para mais ideias como essas, veja a página Ideias Sustentável no facebook. Ou para ir mais a fundo sobre o temo, o blog Lucia Malla tem ótimos artigos a respeito.

Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.

61 COMENTÁRIOS

  1. Que legal, é muito bom saber que podemos conhecer lugares que se preocupam com nosso meio ambiente. Espero que mais empreendimentos se inspirem nessas ideias e exemplos. Valeu pela dica.

  2. Sensacional este post! Pessoalmente já prático algumas atitudes citadas, mas confesso que desconhecia algumas coisas como por exemplo a Bacia de evotranspiração.

    Adorei as dicas, acho que todo mundo deve fazer sua parte, o máximo que puder! 🙂

  3. Ah, que maravilha de post! Eu tenho acompanhado esse tema e acho importantíssima a conscientização. Estive recentemente numa pousada em Maceió que está engatinhando nesse assunto, ainda falta muito. Mas já é um começo. Tomara que cada vez mais estabelecimentos se preocupem com isso.

  4. Aqui na Holanda telhado verde também é muito comum (e olha que a gente não tem nem metade do sol que tem no Brasil). Espero que mudem isso em breve por aí, seria tão melhor pra todo mundo!

  5. Que iniciativas maravilhosas! Fico muito feliz em saber que a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em pauta. Agora, temos que fazer a nossa parte e optar, sempre que possível, por lugares e passeios que trabalhem com essa consciência ambiental.

    Muito boa sua matéria! Vou compartilhar nas nossas redes sociais!

    Abraços!

  6. Oi Lucas, realmente essas ações são imprescindíveis. Muitas vezes, as pessoas, por estarem na condição de turistas, possuem atitudes que não teriam no seu dia a dia. Conscientizá-las é importante na preservação de inúmeros recursos escassos no nosso planeta (principalmente, a água). Parabéns pelo texto! Vou compartilhar…
    Abraços,
    Carolina

    • Olá Carolina!! Eu penso da mesma forma. Muitas pessoas mudam as atitudes de casa e quando viajam, com isso, muita ha muito disperdício. Se todos pensarmos sustentávelmente, gerações futuras verão da mesma maneira ou até melhor do que podemos ver hoje em dia com o turismo. Obrigado!!

  7. Demais! A cada dia nos preocupamos mais em procurar lugares mais sustentáveis (para hospedagem e turismo em geral). Alguns paraísos vão sendo simplesmente destruídos pela falta de cuidado e de preocupação geral e cada pequena ação conta!

  8. Excelente post com informações preciosas. Algumas iniciativas requerem um investimento maior mas outras são super possíveis de serem aplicadas de forma mais rápida como a do artesanato com artesãos da região ( 6 e 7 )
    Uma alimentação/ gastronomia focada no aproveitamento total dos alimentos da região tb é bem interessante. Não sei se alguma hospedagem já faz isso. Parabéns pelo post.

  9. Cada vez mais esse é um assunto constante nas discussões, não é?
    E que bom que isso acontece! E que bom que temos pessoas que ajudam a disseminar essa ideia e pensamento.
    Obrigada pelo texto e boralá refletir mais sobre todas as nossas ações!

  10. Nossa, que post mais bacana e útil…eu nunca havia parado pra pensar em tantas possibilidades de conscientização nesse ramo. Adorei. Parabéns!

  11. Um projeto de grandes proporções, pois pode fazer muito diferença, no meu dia a dia já tento fazer alguma dessas coisas e é realmente importante que a maioria das pessoas tomarem consciência! Grande abraço e parabéns!

  12. As ideias são muito boas, e algumas bem tranquilas de implantar. Torço para que cada vez mais o turismo se torne uma atividade mais sustentavel! Parabens pelo post

  13. Essas iniciativas deviam crescer cada vez mais, mas sei como é difícil. Sou arquiteto e todas as vezes que pinta um projeto no escritório e tentamos colocar alguma dessas soluções o cliente não deixa, ou pede para mudar ou pelo custo ou pela estética… Todas elas ou apenas umas implantadas em cada projeto já seria sensacional.
    Muito bom seu post.

  14. bioconstrução é um negocío bem interessante!
    eu escrevi um artigo na pós graduação sobre esse tema, porem focado em desenvolver soluções para os sabonetes e shampoos do quarto de um hotel, evitar o lixo plastico e quais designs seriam adequados (que não consumiriam mais plástico na produção e se seriam duráveis o suficiente).

  15. Essa é uma questão que me preocupa sobremaneira, já que o nosso impulso de nómada tem uma pegada ecológica grande, sobretudo se viajamos de avião. Gostei muito do seu post, super completo, só fiquei aqui a matutar na bacia de evapotranspiração… isso não causará maus odores?
    P.S. Adorei o telhado verde na Noruega

    • Olá Ruthia, Obrigado por comentar! 🙂
      Qualquer projeto de sustentabilidade ou de permacultura deve ser bem aplicado, para realmente evitar não só odor mas atratir ratos e baratas. Uma bacia de evapotranspitação bem feita não causará jamais odores dor ficar de baixo da terra, totalmente sem vínculo com o solo e a água ali despejada não pode ser contaminada de vasos sanitários, e sim de torneria, água que chamamos de cinza, suja, mas moderada.

  16. Acho que depois desse texto sempre vou reparar se o meio da hospedagem implanta essas ações, já vi muitas delas em hospedagem em que fiquei, mas outras em não tinha conhecimento, legal que hospedagem no Brasil estão aderindo a alguns desses itens, tomara que se torne algo cada vez mais recorrente.

  17. Adorei o post! Muito inspirador e com ótimas dicas! Muito bom juntar viagem com sustentabilidade. Parabéns pela iniciativa.

  18. Excelente post Lucas, muito bem escrito!
    Com a quantidade de pessoas viajando eh muito legal saber sobre essas iniciativas de educar e conter o impacto no meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here