Ushuaia, Patagônia
Tierra del Fuego
OUshuaia na Argentina foi um grande sonho realizado. Desde sempre tivemos muitas expectativas em relação a esse lugar. Ter a chance de colocar em um roteiro de mochilão para nós foi um enorme prazer! 🙂
A emoção começou a transparecer já na hora de apertar os cintos, saindo de Buenos Aires para finalmente conhecer o Fim do Mundo.
Muitas coisas se passaram por nossas cabeças antes de conhecer Ushuaia, a lembrança de todas as fotos, pesquisas e o imaginário de possíveis sentimentos que nos ocorreriam já estando lá.
Toda essa expectativa tem uma explicação, há uma misticidade por trás da cidade, mais especificamente por ser a mais austral do mundo, ou seja, a cidade mais ao sul de todos os continentes do globo.
Então, boralá visitar o Fim do Mundo!

Como chegar
Pegamos um voo em Buenos aires – aeroporto – com escala em Trelew já em terra patagônicas. O voo durou quase 5 horas até o Ushuaia e foi bem agradável com uma bela vista.
Com voo diurno, a vista é incrível. Logo que saímos de Buenos Aires a paisagem muda da cidade grande para deserto patagônico em pouco tempo de voo. Já mais ao sul passamos a ver cadeias de montanhas nevadas. Paisagem indescritível da Patagônia no extremo sul da América do Sul.
Passadas algumas horas da única escala da viagem, escutamos felizes o comandante chamar a atenção de todos pelo rádio e nos informar: ”Señora y señores pasajeros, estamos listo a aterrizar a Ushuaia” (Senhoras e senhores passageiros, estamos pronto para aterrissar no Ushuaia) – aeroporto – .
Transporte
Buenos Aires →Ushuaia
– avião: Aerolineas (atualizado)
– valor: R$ 610,00 / 2.800 pesos (2014(
– tempo: 5 horas – c/ escala
Seria impossível não dizer que finalmente havíamos chegado à Ushuaia com toda a paisagem deslumbrante que se revelava através da janela do avião. Montanhas por todas a partes construíam o cenário que não passou despercebido nem pela Clau, que mesmo com o pavor de avião, o deixou de lado para observar a imensidão do lugar que nos recebia.
Entre voltas e voltas nas montanhas, um vilarejo enfim apareceu, lá em baixo, ao lado esquerdo ao avião. Quando tudo clareou de vez, pudemos ver que estávamos sobrevoando o Canal Beagle, tivemos certeza quando avistamos o famoso Farol do Fim do Mundo na Patagônia.
Basicamente tudo que pesquisamos sobre a Tierra del Fuego, estava logo abaixo dos nossos pés, quando finalmente o comandante nos avisou: ”Señoras y señores pasajeros, bienvenidos a Ushuaia’’ (Senhoras e senhores passageiros, bem-vindos à Ushuaia).
Foi inacreditável, estávamos no Fim do Mundo! 🙂


– BEM VINDOS AO FIM DO MUNDO!! –
Onde ficar
Nossa primeira parada foi há cinco minutos do aeroporto, no Hostel La Posta. Diversos hostels e hostals (pousadas) enviam carro para fazer o pick up (uma espécie de traslado entre o aeroporto e a hospedagem) no aeroporto. Como o nosso não oferecia este serviço, dividimos um taxi com um casal de dinamarqueses até o Hostel.
Embora o hostel que escolhemos não tenha oferecido o pick up, aprovamos o ambiente. Muito bem arrumado, limpo e sossegado. O único ponto desfavorável era sua localização, que por ser mais afastada do centro, dificultou nossas saídas à noite.
Dica
Se quiser sentir um pouco da atmosfera da cidade, aconselhamos se hospedar próximo ao centro
Em nossa segunda noite na cidade, nos hospedamos no B&B La Maison, casa de uma família francesa muito gentil.eles estavam pensando em parar com o B&B. Lugar realmente agradável.
Mesmo não sendo o hostel, onde gostaríamos de ter ficado, foi uma ótima escolha pelo aconchego e facilidade de ir e vir ao centro de Ushuaia.
A nossa ideia era mesmo ficar no Antartica Hostel, dica de diversos mochileiros e guias de viagem e reviews online, porém a procura é muito maior que a oferta, e por conta disso quando fomos reservar já não tinha mais camas disponíveis.
Veja mais
→ hospedagem no Ushuaia
Lembre-se, sempre filtre sua busca. Fique de olho nas promoções e
cancelamento grátis. Não deixe passar, reserve!
Dica
Nesse hostel ou em qualquer outro, quando tiver certeza das datas, faça a reserva o quanto antes, pois as vagas se esgotam muito rápido, MUITO!
Nós reservamos com um mês de antecedência, mas ainda assim quase ficamos sem uma boa opção que valesse o custo-benefício.
Devidamente instalados, saímos para conhecer o lugar e planejar nosso roteiro de viagem nos dois dias que ficaríamos em Ushuaia.
Para poupar tempo, optamos por alugar um carro, o que nos ajudou muito. Cotamos vários preços, o melhor e mais gentil atendimento foi na locadora Budget. Foram 26 horas por 100$ US com direito a upgrade na categoria. Recomendamos ir conversar com eles antes de aluguer qualquer coisa por lá.
Carro na mão, Boralá descobrir os atrativos do Ushuaia…



O que fazer
Cerro Castor foi nosso primeiro destino. Três israelenses que estavam no hostel foram explorar esse atrativo com a gente.
Fizemos um hike até o topo da montanha para ver a Geleira Martial. Tenho que confessar que a geleira não nos impressionou muito, mas valeu a pena mesmo assim.
A vista lá de cima é maravilhosa, mesmo com tempo chuvoso, a imagem da cidade de Ushuaia banhada pelo Canal Beagle é belíssima!
A manhã seguinte começou bem cedo. O que nos deixava feliz era que nossa próxima reserva era no centro, e ficaríamos perto de tudo agora. Antes mesmo de fazer o check out, caímos na estrada.


Laguna Esmeralda é sem dúvida o atrativo mais lindo do Ushuaia, pelo menos para nós. Para chegar até o Villa dos Lobos (onde está localizada a Laguna Esmeralda) são em média 30 minutos de estrada partindo do centro de Ushuaia sentido Punta Arenas, ao lado esquerdo da estrada.
Chegando no lugar, entramos numa pequena recepção onde funciona um café e uma loja de souvenires. O valor por pessoa é de 15 pesos argentinos. Depois da parada, seguimos para mais um trekking de uma hora e meia.
Na época do ano em que visitamos, chegar com os pés secos aos nossos destinos foi um verdadeiro desafio, por todo o caminho havia muita lama, muito brejo, mas com cuidado atravessamos tudo e o visual daquela paisagem de grandeza absoluta e inenarrável fez valer MUITO a pena.
Depois de horas contemplando a vista do lugar, a neve que começou a cair nos forçou a voltar. A neve que caía durante o verão deixou os picos das grandes montanhas cobertos e o que já era bonito, ficou mais lindo ainda.


No Parque Nacional Tierra del Fuego, foi o lugar onde encerramos nossa lista de visitas em Ushuaia. As entradas custaram 80 pesos para quem faz parte do Mercosul e 110 pesos para ‘’estrangeiros’’.
Dica
Como os valores sempre alteram, você pode conferir aqui as informações atualizadas: Parque Nacional Tierra del Fogo – Ushuaia
Na visita ao parque, geralmente os visitantes o percorrem por completo em um dia, entretanto nós não tínhamos todo esse tempo disponível, então a opção de alugar o carro nos ajudou a agilizar a visita e conhecer mais lugares, além de conseguirmos visitar tudo no nosso tempo.
A fauna e a flora do parque proporcionam paisagens fantásticas e o relevo do parque é sem igual.
Curiosidade
Quando for visitar o Parque Nacional, leve o seu passaporte com você. O primeiro atrativo do lugar é o “Correio do Fim do Mundo”, onde um carteiro que trabalha lá há mais de 15 anos (famoso por ser o ‘’último’’ carteiro do mundo…ou o primeiro, vai saber) tem um carimbo especial para estampar o seu passaporte e eternizar sua passagem pela cidade





Para fechar a passagem por Ushuaia com chave de ouro, celebramos nossa viagem num pub irlandês chamado Dublin Pub, um lugar muito bacana que tem cervejas artesanais no cardápio.
Escolhemos uma cerveja artesanal local chamada Beagle Stout, deliciosa por sinal. Para os apaixonados por cerveja, a parada é obrigatória.Esperamos que você tenha viajado conosco.
Quem pode ajudar muito em suas atividades na cidade do Ushuaia é o casal de brasileiros que se mudaram para Patagônia, e hoje em dia são uma mão na roda para quem quer visitar o Ushuaia. Visite o site – Brasileiros em Ushuaia
Quando ir
A melhor época para visitar o Ushuaia é o verão, pois é quando a temperatura favorece explorar os parques e lagunas sem muito sofrimento, mas mesmo assim é frio. O Ushuaia fica no extremo sul do nosso continente.
É durante o verão também que pode se ver maior atividade de animais como leões marinhos, pinguins e baleias. Se você está planejando uma viagem para a Antártica e sair do Ushuaia, a janela é do fim de outubro até o começo de abril.
O Ushuaia ficará como um marco em nossas vidas. Próximo destino continua na Patagônia, mas do lado do Chile. Pra isso, embarcamos em 12 suaves horas de ônibus. 😉
Próxima parada → Punta Arenas
Leia mais
Turismólogo de profissão, Lucas é o faz de tudo no Boralá (inclusive escrever em 3ª pessoa, rs), desde montar o site, otimizar os texto, tratar cada foto, mídia social etc… Lucas se diverte criando, escrevendo e claro, viajando.
Que lugar maravilhoso, as fotos ficaram espetaculares!
Parabéns pelo artigo, desejo muitas viagens em 2017, um grande abraço!
Obrigado Luan!
Boas viagens para todos nós!!
Lugar lindo demais!
Já vou incluir na minha lista de próximos destinos, já que na Argentina só conheço Buenos Aires!
Vale a pena, aliás, a Patagônia vale MUITO a pena explorar. Lugar lindo!
Que sensacional!!! Quero muito conhecer!
Obrigado Roberta!
Que viagem massa!!! Nossa! Essas paisagens, histórias, tudo muito legal. Adorei.
As paisagens são realmente espetaculares. Um pouco já ao norte, mas ainda na Patagônia, El Chalten tem um dos cenários mais incriveis da região. Valeu pela visita!!
Adorei o post e as dicas. Tudo anotado.
Legal! Valeu!!
Que delicia de post, Lucas!
Queria muito partir para a Patagonia agora em julho, mas acho que nao conseguirei ir tao ao sul como eu gostaria! Vamos ter que aguardar o Léo crescer!
Bom 2017 e muitas boas viagens para voces!
Obrigado Juliana.
Sim, mas não deixe de ir se tiver oportunidade.
Boas viagens pra gente…
Muito legal o artigo. Sou louca p conhecer Ushuaia mas ainda não deu certo.
Abs, Marlise
Que legal saber! Bom, espero que retorne conferir nossas dicas de viagem aqui no Boralá antes de viajar para o Ushuaia então. 🙂
Não desista da ideia. Valeu!
Ushuaia está na minha lista de desejos. Adorei as dicas e as fotos estão sensacionais!
Obrigado Adriana, pelo comentário e visita.
Relato MUITO bom, deu mais vontade ainda de ir! Obrigada pelas dicas! Vão ajudar demais pra montar um roteiro!
Olá Maria,
Quando quiser montar um roteiro pela Patagônia, pode voltar que temos bastantes dicas. 🙂
Obrigado pela visita.
Que lugar lindo! Obrigada pelas dicas. São bem úteis. Parabéns pelo post! Ficou show.
Valeu Ana!! Que legal que gostou.
Obrigado
Excelente roteiro, adorei! Parabéns pelo artigo e que 2017 lhe traga muita felicidade e viagens também!
Valeu Pedro!!
Muitas viagens pra todos nós!!
Parabéns pelo post!!! vocês foram em qual mês?
Obrigado Lorena!!
Fomos em Janeiro, durante o verão. 🙂
Olá Lucas, tudo bem?
Que bom saber que nevou durante o verão 😀.
Estamos indo para o Ushuaia, mas em uma viagem de carro partindo de Curitiba, com 16 dias passando por várias cidades da Patagônia argentina. Vamos registrar tudo em nosso site vemveromeumundo.com.br. Uma dúvida que ainda temos é justamente sobre a temperatura no verão. O que devemos esperar?
Olá André!
Obrigado pela visita ao boralá. As temperatura no verão são baixas para nossa ideia de verão. A máxima fica perto dos 13 gruas e pode descer até perto da casa do zero. Quando fomos nevou bastante de um dia para o outro. Boa viagem!!